Equipe de Fogueteiros da 'FHO de Araras (SP)', Lança Com Sucesso o Primeiro Foguete Totalmente Desenvolvido Pela Equipe

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (23/05) no site oficial da Fundação Hermínio Ometto (FHO)’, de Araras-SP, destacando que alunos do projeto da FHO Rocket Design (Equipe de Fogueteiros desta instituição) lançaram com sucesso no sábado (13/05), o primeiro Mini Foguete totalmente desenvolvido pela Equipe.
 
Pois é entusiastas do BS, faz tempo que não trago notícias sobre as atividades com foguetes realizadas nas universidades brasileiras, e agradeço nesse momento ao Prof. Marcos Luna do Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) de Bezerros-PE, pelo envio desta notícia.
 
Avante FHO Rocket Design!
 
TODAS AS NOTÍCIAS
 
Alunos do Projeto FHO Rocket Design Lançam o Primeiro Mini Foguete Totalmente Desenvolvido Pelo Grupo
 
Por FHO
Terça-Feira - 23 de maio de 2023
Fonte: Siate da FHO - https://www.fho.edu.br
 
No último sábado (13), os alunos dos cursos de Engenharia da FHO que integram o projeto de extensão FHO Rocket Design realizaram o lançamento do primeiro mini foguete totalmente desenvolvido pelo grupo: o Harpia-1, com um comprimento de 800mm, diâmetro de aproximadamente 33mm. 
 
O lançamento teve como objetivo analisar o comportamento do motor - desenvolvido exclusivamente pelos estudantes, e sua aerodinâmica em um voo teste. ''Conforme projetado, o voo teste foi um sucesso, e o Harpia-1 o candidato para otimização e pronto para receber sistema de recuperação e eletrônica embarcada'', explica a equipe. Em uma próxima etapa, o grupo irá realizar testes com coleta de dados para atualizações.
 
O mini foguete tem seu nome inspirado na Harpia, uma ave nativa da América do Sul e da América Central, também conhecida como Harpia Brasileira ou gavião-real, e integra o brasão do grupo da FHO. Por destacar-se pelo seu tamanho, a ave de rapina é uma das maiores e mais poderosas do mundo e pode ser flagrada batendo velozmente suas asas, sustentando-se no ar com estas estendidas e sem movimento aparente.
 
O Projeto FHO Rocket Design
 
Fundado em 2017, o projeto de extensão dos cursos de Engenharia da FHO tem como objetivo projetar, construir e controlar foguetes e motores-foguetes de pequeno porte para competições nacionais entre faculdades. A equipe também realiza atividades com as escolas de Araras/SP, como a competição Rocket PET, que visa despertar o desejo dos estudantes pelos conhecimentos aeroespaciais. 
 
Fotos: FHO Rocket Design

Comentários