SpaceBR Show 2023 Debaterá a Participação do Brasil na Nova Corrida Espacial Com a Presença da ASB

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma matéria postada ontem (08/05) no site da ‘Revista Aeroflap’, tendo como destaque a programação do tal SpaceBR 2023. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos e amigas do BS, apesar deste evento não ser bem visto por parte da Comunidade Espacial Brasileira, não há como negar que assuntos relevantes serão abordados durante o mesmo, além do que contará com a presença da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB), algo que por si só já é bastante relevante.
 
Brazilian Space
 
SpaceBR Show 2023 Debate a Participação do Brasil na Nova Corrida Espacial
 
Por Aeroflap
8 de maio de 2023
Fonte: SpaceBR Show
Via: site da Revista AEROFLAP - https://www.aeroflap.com.br
 

O lançamento do foguete HANBIT-TLV da empresa sul-coreana Innospace em março deste ano foi o primeiro de uma empresa privada a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. Esse marco do setor espacial brasileiro e as oportunidades que dele estão surgindo estarão no centro dos debates do SpaceBR Show 2023, que será realizado entre os dias 9 e 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
 
O evento, que conta com o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é o principal do setor espacial na América Latina, e contará com uma feira de negócios e um fórum com tradução simultânea em português, inglês e espanhol.
 
O primeiro dia do SpaceBR Show 2023 terá como foco as oportunidades do Brasil na nova corrida espacial, incluindo a participação do país no Programa Artemis, desenvolvido pela Nasa e que pretende levar novamente o ser humano à Lua, incluindo a primeira mulher, e também chegar a Marte em um voo tripulado.
 
Além disso, um espaço de destaque será dado à reabertura do Centro Espacial de Alcântara (CEA), o principal espaçoporto brasileiro, com debates sobre como as empresas privadas podem se beneficiar do uso do local – além da Innospace, outras companhias estão habilitadas para realizar lançamentos. Também será debatido como esse novo momento impactará a região de Alcântara ae os novos negócios que movimentarão a cadeia espacial e logística para a operação do CEA.
 
No segundo dia será debatido como a exploração espacial pode beneficiar as pessoas aqui na Terra, com discussões sobre os avanços na medicina e na nutrição em virtude de experimentos espaciais, bem como das possibilidade de uso dos recursos encontrados no espaço e das contribuições do turismo espacial para o setor.
 
No último dia, o foco serão as startups e como elas estão mudando o cenário espacial em todo o mundo. Na ocasião, oito startups terão a oportunidade de apresentar seus negócios a investidores no Space Pitch 2023, que ofertará premiações às melhores iniciativas. O pitch conta com o apoio da Amazon Web Services (AMS), que distribuirá US$ 17,5 mil em créditos para o desenvolvimento de projetos utilizando os serviços de computação em nuvem.
 
“Uma janela de oportunidades está se formando no setor espacial brasileiro. O evento SpaceBR show tem o propósito de conectar os principais atores públicos e privados deste setor, visando fortalecê-lo e transformando o país em um protagonista desse mercado na América Latina”, comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
 
Na feira da indústria espacial estão confirmados empresas e instituições como AEB, Ministério da Defesa, Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), SCCON Geospatial, Visiona Tecnologia Espacial, Telespazio Brasil, C6 Launch Systems e Newspace Systems. E no intuito de conectar os atores do setor espacial, o SpaceBR Show ainda abrirá espaço para uma Rodada de Negócios para compradores e fornecedores.
 
Destaques do Fórum 
 
9 de maio – Programa Artemis e o Centro Espacial de Alcântara
 
9h – Abertura: Participação e benefícios do Brasil no Programa Artemis
10h – Oportunidades geradas pelas empresas que utilizarão o Centro Espacial de Alcântara (CEA)
11h30 – Aberto para negócios: Centro Espacial de Alcântara
 
10 de maio – Oportunidades de Negócios e ESG na Indústria Espacial Privada
 
9h – Novas oportunidades de negócios: nutrição e medicina espacial
10h – Novas oportunidades de negócios: turismo e recursos espaciais
11h30 – Inclusão no contexto Ambiental, Social e de Governança (ESG) na Indústria espacial
 
Eventos Paralelos
 
Nessa terceira edição, o SpaceBR Show ainda sediará dois importantes eventos paralelos. O 2º Encontro dos Líderes das Agências Espaciais Membros da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (II Encontro IILA) reunirá agências espaciais de países da América Latina, e o Space Education Summit, em conjunto com a Ideia Space, apresentará a gestores do setor educacional os benefícios da Educação Espacial para crianças e adolescentes.

Comentários