INPE e PqTec de SJC Assinam 'Protocolo de Intenções' Inédito Para o Mercado Aeroespacial Brasileiro

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma curiosa postada ontem (02/05) no site oficial do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Informações (INPE)’, destacando que este instituto e o Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) assinaram neste mesmo dia um ‘Protocolo de intenções que visa conectar startups e empresas ligadas ao ecossistema do Parque com o mais alto nível de conhecimento científico gerado pelo Instituto. Para entender melhor essa história, leia a nota do INPE abaixo. 
 
Pois então entusiastas do BS, mesmo sendo ainda apenas um ‘Protocolo de intenções’, confiamos e muito na gestão do Dr. Clezio De Nardin, e, portanto, ficaremos na torcida para que esta iniciativa de agora venha realmente em algum momento beneficiar a quem é produtivo e quem quer de verdade mostrar resultados concretos a Sociedade Brasileira.
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias
 
PqTec e INPE Assinam Protocolo de Intenções Inédito Para o Mercado Aeroespacial Brasileiro
 
Troca de conhecimentos entre as entidades visa potencializar a inovação tecnológica, conectando startups e empresas ao mais alto nível de conhecimento científico 
 
Publicado em 02/05/2023 - 00h00
Atualizado em 02/05/2023 - 15h02
 

Representantes do Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) se reuniram terça-feira, 02/05, para assinar um protocolo de intenções que visa conectar startups e empresas ligadas ao ecossistema do Parque com o mais alto nível de conhecimento científico gerado pelo Instituto.
 
Entre as ações conjuntas avaliadas, estão a adoção de mecanismos para potencializar o empreendedorismo e a nucleação de startups relacionadas ao mercado aeroespacial e aos sistemas terrestres. Também fazem parte do acordo, entre outras, a execução de ações para capacitação de recursos humanos em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.
 
Para Jeferson Cheriegate, Diretor Geral do PqTec, a assinatura desse protocolo de intenções representa o fortalecimento da relação governo-indústria. “É um pequeno passo para o PqTec e o INPE, mas um passo gigantesco para ecossistema aeroespacial brasileiro. Com esse acordo, iniciamos as tratativas para possibilitar o acesso das empresas a expertises, equipamentos e laboratórios de ponta, fundamentais para pesquisas e desenvolvimento tecnológico inovadores. Dessa maneira, o INPE impulsiona a competitividade da indústria brasileira”, comenta Cheriegate.
 
Para Clezio Marcos De Nardin, Diretor do INPE, essa iniciativa de aproximação entre o INPE e o Parque Tecnológico da cidade de São José dos Campos tem um potencial enorme para impulsionar o desenvolvimento de empresas associadas com os setores espacial. É sempre importante lembrar que o INPE como instituição de Ciência Tecnologia e Inovação integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem também o papel de impulsionar a indústria. O Parque Tecnológico por outro lado é um grande berçário e impulsionador de novas empresas. Por isso os seus diretores resolveram se aproximar para potencializar as suas capacidades no atendimento às suas missões.
 
Contando com o conhecimento técnico desenvolvido dentro do nosso Instituto e com a competência reconhecida desse parque tecnológico em gerar novas empresas de tecnologias de alto valor agregado podemos potencializar a criação de empresas inovadoras nos setores espacial sejam elas nas áreas de prestação de serviços especializados para testes e ensaios desenvolvimento de novos componentes e até subsistemas ou empresas do setor de aplicações baseadas em serviços espaciais ( serviços meteorológicos específicos para cooperativas ou empresas agropecuárias, monitoramento aeroespacial do ambiente público ou privado para planejamento e gerenciamento, uso da Geoinformática para certificação e ao acreditação, entre outras).
 
A partir da assinatura do protocolo de intenções, PqTec e INPE começam as tratativas para o detalhamento da parceria. Além do mercado aeroespacial, diversos segmentos podem ser beneficiados com o futuro intercâmbio de conhecimento entre as entidades, como o agronegócio, a indústria da tecnologia da informação, entre outros.
 

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos
 
O PqTec foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, com mais de 300 empresas e instituições vinculadas. Fica localizado em São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, região reconhecida pelo seu potencial industrial, acadêmico e mercadológico. O PqTec tem programas que atendem empresas de todos os perfis, desde a ideia no papel a grandes multinacionais. Saiba mais em www.pqtec.org.br.
 
Sobre o INPE
 
Vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o INPE surgiu no início dos anos 1960, motivado pelas expectativas que se criaram em torno das primeiras conquistas espaciais. Atualmente, desenvolve pesquisas e atividades nos campos das Ciências Meteorológicas, Meteorologia por Satélites, Previsão de Tempo e Climatologia.

Comentários