É Descoberta a Maior Explosão Já Observada em Um 'Buraco Negro Supermassivo'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada dia (15/05) no site ‘Canaltech’, destacando que foi descoberta a maior explosão já observada em um Buraco Negro Supermassivo. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Descoberta a Maior Explosão Já Vista em Um Buraco Negro Supermassivo
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
15 de Maio de 2023 às 18h07
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: ESA/Hubble, N. Bartmann

Um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia produziu uma explosão sem precedentes ao devorar uma imensa nuvem de gás. O evento causou a liberação de uma energia equivalente a 100 vezes àquela que o Sol deve produzir em toda a sua vida.
 
Quando buracos negros se alimentam de um objeto massivo, inicia-se um processo extremamente energético, que libera grande quantidade de radiação em vários comprimentos de onda do espectro eletromagnético.
 
Tudo isso ocorre antes que a matéria finalmente caia no horizonte de eventos (o lugar do buraco negro de onde nada pode escapar, inclusive a luz). Por isso, os astrônomos podem encontrar os invisíveis buracos negros: eles denunciam sua presença ao se alimentar.
 
Esse foi o caso do AT2021lwx, um objeto distante detectado pela primeira vez em 2020 por um levantamento de dados chamado Zwicky Transient Facility, na Califórnia, usando o Observatório Palomar. Agora, a equipe que acompanhou a atividade deste buraco negro concluiu que seu banquete é o mais extravagante já visto entre objetos de sua categoria.
 
A descoberta foi feita pela equipe liderada por Philip Wiseman, da Universidade de Southampton, no Reino Unido. “Vemos várias explosões grandes e flashes diferentes no universo, mas nada perto do que vemos aqui”, diz Wiseman sobre a atividade do AT2021lwx.
 
(Imagem: Reprodução/NASA & ESA/Hubble/M. Polimera)
Ilustração de um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia devorando matéria.
 
Segundo o estudo, publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, os únicos objetos cósmicos mais brilhantes que o AT2021lwx são os quasares — também causados ​​por refeições de buracos negros supermassivos no centro de uma galáxia. Mas, no caso deles, os banquetes acontecem em um fluxo contínuo, tornando-se os maiores emissores de energia do universo.
 
Já o AT2021lwx emitiu uma explosão eventual, ou seja, seu fluxo de energia liberada não é contínuo. O brilho do evento aumentou em um fator de mais de 15 ao longo de cerca de quatro meses e depois começou a diminuir constantemente, embora ainda não tenha cessado.
 
Considerando as proporções do evento, os cientistas concluem que o AT2021lwx está consumindo uma nuvem de gás gigante com 100 vezes o tamanho do Sistema Solar — ou mais. Os autores do estudo esperam que suas descobertas ajudem a compreender como buracos negros supermassivos ficam tão grandes em galáxias relativamente pequenas.

Comentários