Rocha Metálica Que Caiu em Residência de Nova Jersey (EUA) é Mesmo Um Meteorito e Pode Ter 4,6 Bilhões de Anos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma interessante notícia postada ontem (15/05) no site ‘Canaltech’ destacando que uma rocha metálica que havia caído no início do mês na residência de uma família de Nova Jersey (EUA), é realmente um meteorito, e pode ter 4,6 bilhões de anos. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Meteorito Que Atingiu Casa nos EUA Pode Ter 4,6 Bilhões de Anos
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
15 de Maio de 2023 às 10h24
Fonte: AP; Via: Space.com
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: Hopewell Township Police Department

A rocha metálica que atingiu uma casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos, é realmente um meteorito. Segundo Nathan Magee, diretor do departamento de física do Colégio de Nova Jersey, a rocha espacial é rara, e faz parte do grupo dos condritos rochosos.
 
O objeto caiu na residência de uma família no início do mês e, após o ocorrido, as autoridades locais buscaram especialistas, que a analisaram. “Ficou óbvio logo de cara que era um meteorito da classe dos condritos rochosos”, disse Magee. A classe em questão é formada por rochas espaciais antigas que representam até 85% dos meteoritos encontrados na Terra.
 
As estimativas iniciais sugerem que o meteorito faz parte de uma classe de condritos com menos ferro do que outros, e tem densidade 30% a 40% maior que a maioria das rochas encontradas em nosso planeta. “Portanto, ficou claro que não era uma rocha da Terra”, acrescentou.
 

Para as análises, Magee e seus colegas entraram em contato com Jerry Delaney, especialista em meteoritos que trabalhou no Museu Americano de História Natural. Foi assim que eles confirmaram que a rocha espacial tem cerca de 4,56 bilhões de anos, ou seja, é um fragmento da formação do Sistema Solar.
 
A camada superior do meteorito está coberta por uma crosta escura, formada pela sua passagem através da atmosfera da Terra. Com uma lente própria para a análise de rochas, Megee e os outros membros da equipe descobriram que o objeto tem minerais acinzentados e azulados, com uma pequena quantidade de outros metais misturados.
 
Segundo ele, a rocha está em excelentes condições e representa uma situação rara. “[Ele]faz parte de um número muito pequeno de queda de condritos que é testemunhada e conhecida pela ciência”, observou Magee. A rocha pesa 900 gramas e deve receber o nome Titusville, NJ, em referência ao local onde caiu.

Comentários