A NASA Finalmente Localizou os Destroços na Lua do Lander Japonês Hakuto-R1

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (23/05) no site ‘Canaltech’, destacando que como já havíamos previsto que ocorreria em algum momento, a NASA encontrou os destroços do lander japonês Hakuto-R1 na superfície lunar. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Pois é, lamentei muito esse insucesso do lander japonês Hakuto-R1, mas todos que fazem parte do nosso grupo, e que estavam lá acompanhando meus comentários durante esta campanha de lançamento, sabem que eu temi bastante pelo sucesso da missão, quando foi mostrado que o controle da missão estava repleto de gente ‘cheirando a leite’. Afinal galera, por mais que esta missão fosse automatizada, nada, nada, substitui a experiência e a intuição humana, e se existia um momento em que o pouso pudesse ser interrompido, certamente essa experiência poderiam ajudar em identificar qualquer detalhe por menor que fosse. Não é por acaso que muitas nações tentaram e muitas falharam, sendo o próprio Japão uma nação que tem em sua Agência Espacial (JAXA) profissionais experimentados que no mínimo poderiam ter sido convidados para estarem presentes na sala de controle com a sua experiência.
 
Afinal caros leitores e leitoras, até o momento somente as agências espaciais dos EUA, Rússia, China, Japão e a ESA com menor êxito, conseguiram até hoje pousar artefatos espaciais em outro objetos estelares, sendo a lista de fracassos, mesmo em missões destas agências, enorme, e por conta disso a experiência nesta questão de seu profissionais tão grande quanto. Enquanto isso, a nova lista de fracassos de outras agencias e de empresas ‘marinheiras de primeira viagem’ como se observa, vai se ampliando, e eu sinceramente espero que a startup japonesa ISPACE venha atentar para esse detalhe, pois desta forma terá mais chances de êxito em sua próxima missão.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
NASA Encontra Destroços do Lander Japonês Hakuto-R na Lua
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
23 de Maio de 2023 às 22h52
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: Goddard Space Flight Center da NASA/Arizona State University

A NASA encontrou o lander japonês Hakuto-R, ou melhor, o que sobrou dele após a tentativa de pouso na Lua. Com imagens feitas pela espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a agência espacial encontrou vários pedaços do lander no local de pouso.
 
Lançado em dezembro de 2022 pela empresa japonesa ispace, o Hakuto-R deveria ter pousado na cratera Atlas, mas se chocou com a superfície lunar durante a tentativa. Quando isso acontece, os controladores da missão perdem o contato com a nave, mas não há imagens para revelar o que exatamente aconteceu.
 
Agora, a LRO foi usada para registrar 10 imagens ao redor do local de pouso, cobrindo uma região de aproximadamente 40 km x 45 km. Em seguida, a NASA as comparou com uma foto feita antes da tentativa de pouso para encontrar artefatos que surgiram após o acidente.
 
Os resultados mostraram que o local de pouso não apenas mostra pedaços de detritos, como também uma alteração na área de impacto. Na animação abaixo, observamos os quatro principais detalhes que parecem objetos altamente reflexivos.
 
(Imagem: Reprodução/Goddard Space Flight Center da NASA/Arizona State University)
As imagens de antes e depois da queda revelam novas características na área de pouso.
 
Também é possível notar alguns pontos escuros que só aparecem na segunda imagem, sugerindo que diferentes partes do corpo da sonda se espalharam, talvez criando algumas crateras pequenas.
 
Por fim, as duas imagens da animação acima foram também sobrepostas e subtraídas, revelando uma área de maior refletância na região da queda, com algo entre 60 e 80 m de diâmetro.
 
(Imagem: Reprodução/Goddard Space Flight Center da NASA/Arizona State University)
A divisão das imagens de antes e depois mostra uma área mais reflexiva no local da queda.
 
Ainda serão feitas novas imagens do local nos próximos meses, aproveitando os movimentos da Lua e as mudanças de ângulos em relação ao Sol, o que proporcionará várias condições de iluminação.

Comentários