SpaceBR Show 2023: FAB Publica Nota Informando o Encerramento e Relatando a Sua Participação no Evento

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo a nota oficial postada dia (15/05) no site da Força Aérea Brasileira (FAB)  informando que a FAB encerrou sua participação no SPACEBR SHOW 2023 e relatando como foi a sua participação no evento.
 
Bom entusiastas do BS, curioso, notem que desta vez o outrora líder das atividades espaciais na área de foguetes no país, o atualmente sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), foi finalmente citado pela autora do texto.
 
Pois então, quanto ao evento, nota-se que houve grande participação dos playes envolvidos com as atividades espaciais brasileiras e alguns estrangeiras em eventos paralelos, o que no frisar dos ovos não deixa de ser positivo. Não sendo por um acaso a decisão da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras(ASB) de participar deste evento.
 
Brazilian Space
 
SPACEBR SHOW 2023
 
FAB Encerra Participação na SpaceBR Show 2023
 
Terceira edição da maior feira de tecnologia espacial reuniu, em São Paulo, cerca de 5 mil visitantes e 120 expositores
 
Por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea
Fonte: Agência Força Aérea
Publicada em: 15/05/2023 18:54
 
Fotos: Müller Marin/ CECOMSAER

Entre os dias 09 e 11 de maio, aconteceu em São Paulo (SP) a SpaceBR Show, um evento que reuniu especialistas em exploração espacial e tecnologia para discutir o futuro da indústria espacial no Brasil e no mundo. Com palestras, workshops e exposições, o evento contou com a presença de renomados cientistas, empresários e engenheiros do setor.
 
Entre os temas abordados nas palestras estavam o desenvolvimento de tecnologias espaciais, a exploração de recursos em outros planetas e a criação de satélites para comunicação e observação da Terra. Os palestrantes apresentaram projetos inovadores e debateram questões importantes para o futuro da exploração espacial, como a sustentabilidade e a segurança das missões.
 

Nesta terceira edição, mais de 120 expositores participaram do evento, dentre os quais a Força Aérea Brasileira (FAB) que, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e seus  órgãos interligados - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) -, pôde mostrar aos estudantes e profissionais do setor seus principais produtos voltados para a área aeroespacial, como os foguetes VSB-30, VS-30, VS-40 e VS-50, e os satélites ITASAT-1 e Sport (já lançados em órbita), além do ITASAT-2, que se encontra em desenvolvimento. 
 
De acordo com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que esteve presente no terceiro dia de feira, a participação da Força Aérea em eventos desta natureza é essencial para que se possa mostrar para a sociedade os produtos desenvolvidos em prol do Brasil, garantindo a sustentabilidade e a segurança do país. 
 
“Estarmos em uma feira como essa é importante para termos uma visão ampla das novas tecnologias. Aqui eu pude ver a evolução dos satélites e a utilização multidisciplinar deles, quer na agricultura, quer no imageamento e mapeamento”, destacou o Comandante.
 
Eventos Simultâneos
 

Além da SpaceBR Show 2023, no mesmo local ocorreram também duas grandes feiras, a MundoGEO Connect, sobre geotecnologias; e a DroneShow, sobre drones.
 
Na DroneShow, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável por regulamentar o acesso ao espaço aéreo por drones no Brasil, apresentou ao público novas tecnologias do setor e tirou dúvidas sobre as normas de regulamentação de voos de aeronaves não tripuladas, bem como o sistema de solicitação de voo – o SARPAS.
 
Assim, também a par das novas regulamentações de drones no Brasil, o Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre a profusão dessa atividade, que devido ao crescimento de seu uso, requer normas de controle. “O DECEA, com o sistema SARPAS, em uma nova geração, faz o controle que evolui concomitantemente ao crescimento das tecnologias relacionadas aos drones. Assim, o Departamento desenvolve ainda tecnologias para a implementação dos veículos elétricos com decolagem vertical (eVTOLs) e a regulamentação deles e da circulação aérea geral”, explicou.
 
Incentivando Talentos
 

Por contar com a participação de expositores de todo o Brasil, a feira reúne grandes e jovens talentos. Um deles é a equipe de foguete Kosmos, formada por estudantes de engenharia aeronáutica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que expôs no evento um foguete de 3km de apogeu, o VLK (Veículo Lançador Kosmos), o qual utiliza um motor de propelente sólido.
 
“Estes jovens são uma inspiração para nós e nos motivam a ajudá-los ainda mais, apresentando, por exemplo, as instalações do ITA e do IAE. O objetivo deles é lançar o seu próprio veículo em Alcântara. Acredito que podemos unir nossa capacidade industrial e nossa disposição em ajudar o Brasil com a determinação desses jovens em contribuir para seu país", concluiu o Comandante da Aeronáutica.

Comentários