Após 276 Dias em Órbita, Misterioso Avião Espacial Chinês Retorna a Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma matéria postada ontem (08/05) no site ‘Cavok Brasil’ destacando o misterioso Avião Espacial Reutilizável da China pousou após 276 dias em órbita. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
HOME - ESPAÇO
 
Misterioso Avião Espacial Reutilizável da China Pousa Após 276 Dias em Órbita
 
Por Fernando Valduga
08/05/2023 - 09:48
Fonte: Cavok Brasil - https://www.cavok.com.br
 

O avião espacial secreto reutilizável da China completou sua segunda missão na segunda-feira, pousando após 276 dias em órbita.
 
A mídia estatal da China e a fabricante da espaçonave, a China Aerospace Science and Technology Corp. (CASC), anunciaram que a espaçonave pousou no final do dia 8 de maio, horário de Pequim.
 
A missão aparentemente bem-sucedida foi considerada um avanço importante na pesquisa do país sobre tecnologia de espaçonaves reutilizáveis. Nenhuma imagem, horário de pouso ou local foi revelado pelos desenvolvedores.
 
O projeto fornecerá uma maneira mais conveniente e barata de acessar o espaço para o uso pacífico do espaço no futuro, de acordo com o comunicado.
 
Concepção artística da nave espacial chinesa.
 
A espaçonave de teste reutilizável foi lançada do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan no Deserto de Gobi em 4 de agosto (UTC) de 2022.
 
A espaçonave lançou um objeto em órbita, de acordo com dados de rastreamento da Força Espacial dos EUA revelados no final do ano passado. O pequeno satélite operava muito próximo ao avião espacial.
 
Nave espacial X-37B da Força Aérea dos EUA.
 
Este aparente segundo voo na espaçonave secreta difere de sua primeira missão em 2020. Esse voo viu o avião espacial orbitar por quatro dias em uma órbita de 331 até 347 quilômetros inclinada em 50 graus. A missão recém-concluída durou 276 dias, com a espaçonave entrando em uma órbita inicial de 346 até 593 quilômetros inclinada em 50 graus, então circularizando a órbita de 597 até 608 quilômetros.
 
A espaçonave realizou inúmeras manobras orbitais pequenas e muito maiores durante seu voo, com ajustes feitos nas últimas semanas em preparação para o pouso.
 
(Foto: 2020 PLANET LABS)
A misteriosa pista perto de Lop Nor.
 
É provável que o pouso tenha ocorrido na base militar de Lop Nur, em Xinjiang. Informações sobre a órbita da espaçonave sugerem que uma trilha orbital sobre a instalação por volta de 0020 UTC forneceu a oportunidade para o pouso, de acordo com Jonathan McDowell, astrofísico e rastreador de atividades de voos espaciais.
 

Uma imagem de um satélite de radar de abertura sintética da Umbra sugere atividade recente no local de Lop Nur.
 

A China divulgou poucas informações sobre o projeto. O tamanho e a massa da espaçonave são, no entanto, limitados pelo uso do foguete Long March 2F, que pode transportar pouco mais de 8 toneladas para a órbita baixa da Terra.
 
Pistas sobre as dimensões e a forma da nave apareceram logo após o lançamento, quando imagens aparentes da carenagem de carga para a missão apareceram online.
 


A espaçonave parece estar relacionada ao desenvolvimento de um segmento orbital de um sistema de transporte espacial de dois estágios para órbita totalmente reutilizável. Um segmento suborbital – com decolagem vertical e pouso horizontal – teve um segundo voo em setembro de 2022.
 
O projeto de avião espacial reutilizável da CASC no ano passado obteve financiamento de nível nacional da Fundação de Ciências Naturais da China.
 
CASIC, uma gigante irmã empreiteira de defesa e espaço, está trabalhando em seu próprio avião espacial, chamado Tengyun.
 
Imagens que surgiram em 2007 de um possível protótipo de avião espacial reutilizável chinês, conhecido como Shenlong, embaixo de um bombardeiro H-6.
 
Enquanto isso, uma empresa comercial chamada Space Transportation levantou mais de US$ 46,3 milhões para seus planos de aviões espaciais hipersônicos em 2021. Várias empresas chinesas de foguetes também criaram apresentações, incluindo pequenos aviões espaciais lançados sobre conceitos de foguetes líquidos.
 
A China tem procurado aumentar seu acesso ao espaço de várias maneiras nos últimos anos, incluindo a promoção de um setor espacial comercial que agora apresenta uma variedade de veículos de lançamento reutilizáveis de propelente líquido reutilizáveis sólidos e em desenvolvimento.
 
A CASC, o principal contratante espacial do país, está desenvolvendo novos veículos de lançamento reutilizáveis superpesados que permitem ao país tentar pousar astronautas na lua e um foguete eventualmente totalmente reutilizável para conduzir missões de infraestrutura espacial em grande escala.

Comentários

  1. O programa do X-37B é altamente sigiloso dos Estados Unidos. No dia 14 de Novembro de 2022 - O avião espacial X-37B, da Força Espacial dos Estados Unidos, retornou para a Terra após quebrar seu recorde de permanência no espaço. O veículo pousou no Kennedy Space Center.

    Acredito que este modelo da CHINA seja similar ao X-37B dos EUA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário