COPE/FAB Recebe Prêmio de Melhor Parceria Estatal nos Estados Unidos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota postada dia (04/05) no sita da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que a FAB recebeu dia 20/04, em Denver (EUA), o prêmio SPP Award (State Partnership Program Award - Programa de Parceria Estatal) devido ter sido reconhecida e escolhida como a melhor parceria estatal, juntamente com a Guarda Aérea Nacional do Estado de Nova Iorque (NYANG), graças à integração desta guarda com o Centro de Operações Espaciais (COPE), da FAB, que tem efetivamente contribuído para a construção das capacidades de monitoramento de objetos espaciais e de acesso ao espaço, potencializando assim as ações nos outros quatro domínios: terrestre, marítimo, aéreo e cibernético.
 
Brazilian Space
 
RECONHECIMENTO
 
FAB Recebe Prêmio de Melhor Parceria Estatal nos Estados Unidos
 
Instituição foi reconhecida e escolhida como a melhor parceria estatal, juntamente com a Guarda Aérea Nacional do estado de Nova Iorque
 
Por Coronel Cursino
Edição: Agência Força Aérea
Fonte: CCISE
Publicada em: 04/05/2023 - 19:26
 
Fotos: CCISE

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no dia 20 de abril, o prêmio SPP Award (State Partnership Program Award), do Programa de Parceria Estatal, em Denver, nos Estados Unidos (EUA). A Instituição foi reconhecida e escolhida como a melhor parceria estatal, juntamente com a Guarda Aérea Nacional do estado de Nova Iorque (NYANG), Isso porque a integração do Centro de Operações Espaciais (COPE), da FAB, com os esquadrões da NYANG tem efetivamente contribuído para a construção das capacidades de monitoramento de objetos espaciais e de acesso ao espaço, potencializando as ações nos outros quatro domínios: terrestre, marítimo, aéreo e cibernético.
 

Para o Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, o reconhecimento do Brasil e da FAB, enquanto melhor parceria estatal dentre mais de quarenta países, é motivo de orgulho. “Contemplamos a oportunidade de empregar mais esforços na dimensão espacial, para construirmos e consolidarmos as capacidades espaciais no país, levando a bom termo o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e solidificando o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Desse modo, o Brasil poderá galgar lugar dentre as potências espaciais (Space Fairing Nations), num futuro próximo.”, ressaltou o Oficial-General.
 
38º Simpósio Espacial
 

Antes da premiação, a comitiva da FAB, composta pelo pelo Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, pelo Coronel Aviador Marcello Correa De Souza, pelo Coronel Aviador Alessandro Sorgini D´Amato e pelo Coronel Aviador Paulo Roberto Cursino Dos Santos, participou do 38º Simpósio Espacial (38th Space Symposium), de 16 a 20 de abril, na cidade de Colorado Springs, no Estado do Colorado, EUA. Na ocasião, estiveram presentes em diversas reuniões (Side Meetings) relativas às parcerias espaciais com Organizações e Entidades dos EUA e de países aliados. Os encontros abrem oportunidades para a participação do Brasil nos exercícios e operações internacionais relativos ao domínio espacial, além de reforçar a posição brasileira pela exploração segura do espaço exterior.
 

Os Side Meetings reuniram interesses comuns na construção das capacidades espaciais conjuntas, entre a FAB e diversos entes espaciais, proporcionando oportunidades ímpares para a discussão de temas importantes nos diversos segmentos dos Sistemas Espaciais, com o fito de construção e consolidação das capacidades relativas ao quinto domínio: o espacial. Destacam-se, dentre outros, os encontros com o Comando Espacial Americano (USSPACECOM), a Força Espacial Americana (USSF), a Força Aérea Americana (USAF), a Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque (NYANG), a 12ª Força Aérea Americana (12th Air Force), o Escritório de Relações Internacionais da Subsecretaria da Força Aérea Americana (SAFIA), o Escritório de Operações Comerciais Conjuntas (JTF-SD JCO), a Direção de Espaçoportos da Agência de Aviação Civil Americana (FAA), a Secretaria de Assuntos Internacionais da Agência Espacial Européia (ESA) e com a Divisão de Ensino da Academia da Força Aérea Americana (USAFA).
 

Para o Brigadeiro Luciano, a oportunidade de discussões com diversos atores espaciais relevantes favorece a inserção do Brasil no seleto rol de países com capacidades espaciais (Space Fairing Nations), além de contribuir para  a integração do Governo, da Indústria e da Academia, no Setor Espacial. Neste sentido, as parcerias mostram-se como excelentes ferramentas para o fortalecimento do PESE e para consolidação do PEB. "O aprendizado que recebemos durante o simpósio nos mostra que caminhamos na direção correta e que os investimentos na formação, capacitação e treinamento serão fundamentais para a construção das capacidades espaciais do Brasil", complementou o Oficial-General.

Comentários