SpaceBR Show 2023 - AEB e 'Amazon Web Services' Anunciam Renovação de Acordo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo a nota publicada no dia (10/05) no site oficial da “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que durante a feira SpaceBr Show 2023, este órgão governamental e a Amazon Web Services (AWS) renovaram a ‘Declaração de Intenção Estratégica e Cooperação’ que tem como intuito continuar apoiando a inovação e o desenvolvimento econômico e tecnológico da indústria espacial no país a partir de um programa de incentivos e mentoria especializado para startups.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Amazon Web Services e Agência Espacial Brasileira Anunciam Renovação de Acordo
 
Declaração de Intenção Estratégica e Cooperação foi assinada durante o SpaceBR Show 2023 e tem como objetivo continuar promovendo o crescimento da indústria espacial brasileira
 
Publicado em 10/05/2023 - 14h46
Atualizado em 10/05/2023 - 15h27
 

São Paulo, 10 de maio de 2023 – A Amazon Web Services (AWS) e a Agência Brasileira Espacial anunciaram hoje a renovação da Declaração de Intenção Estratégica e Cooperação que tem como intuito continuar apoiando a inovação e o desenvolvimento econômico e tecnológico da indústria espacial no país a partir de um programa de incentivos e mentoria especializado para startups. A assinatura ocorreu durante a feira SpaceBR Show deste ano.
 
O acordo renova o compromisso da AEB e da AWS, firmado em fevereiro de 2022, e inclui iniciativas voltadas para o crescimento da indústria espacial brasileira, programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial (P&D), recursos de treinamento e impulsionamento de startups. Também está o Programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS, que visa a incentivar a colaboração entre a AEB e seus parceiros para criarem um repositório centralizado de dados espaciais que permitirá que as partes interessadas acessem e analisem facilmente dados espaciais, usando ferramentas e tecnologias em nuvem; além de estabelecer uma política, estratégia e apoio regulatório para o desenvolvimento espacial.
 
“Renovar esse acordo corrobora nosso compromisso em impulsionar a inovação e o crescimento da nossa indústria espacial, além de contribuir com a expansão do ecossistema de startups do segmento no País”, afirma Paulo Cunha, diretor geral da AWS para o Setor Público no Brasil. Na ocasião, participaram Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira, e Clint Crosier, diretor global da área Aeroespacial na Amazon Web Services.
 
“O desenvolvimento de um efetivo ecossistema de produtos e serviços espaciais requer, entre outras condições, a disponibilização de ferramentas e a interação com entidades inovadoras e dinâmicas. A colaboração com a AWS permite-nos apresentar oportunidades a nossos empreendedores espaciais”, afirma o presidente da AEB, Carlos Moura.
 
Durante o SpaceBR Show 2023, a AWS, AEB e a MundoGeo promovem, pelo segundo ano consecutivo, uma competição que conta com a participação de 8 startups, e que tem como objetivo mostrar à comunidade da América Latina o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial. As startups terão a oportunidade de apresentar o seu negócio para potenciais investidores e ao final da competição, a AWS premiará os vencedores com um total de R$ 17,5 mil em créditos de nuvem para desenvolvimento dos projetos. Além disso, as três primeiras colocadas serão contempladas com premiação em dinheiro, bolsas do Space Founder e divulgação no portal da MundoGeo.
 
Na edição de 2022, oito startups, selecionadas entre 21 inscritas, tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de negócios a potenciais investidores.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários