Sinal de Rádio é Detectado Pela Primeira Vez em Explosão de Estrela Anã Branca

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (23/05) no site ‘Canaltech’, destacando que Sinal de Rádio proveniente de uma explosão de uma estrela ‘Anã Branca’ foi detectado pela primeira vez. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Sinal de Rádio em Explosão de Anã Branca é Detectado Pela 1ª Vez
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
23 de Maio de 2023 às 07h00
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: NASA

Pela primeira vez, astrônomos detectaram a assinatura de rádio de uma supernova Tipo Ia, ou seja, a explosão de uma anã branca. A descoberta publicada na revista Nature sugere que essa seria a maior evidência até agora de que esse tipo de evento é causado pelo “roubo” de matéria de uma estrela companheira, e não somente pela colisão entre duas anãs brancas.
 
Os modelos de evolução estelar dizem que uma supernova Tipo Ia ocorre quando uma anã branca está em um sistema binário, compartilhando a órbita com uma estrela companheira. Enquanto anãs brancas são o remanescente de uma estrela “morta”, a companheira ainda estaria na sequência principal, fundindo elementos como hidrogênio e hélio.
 
Em sistemas como este, a anã branca pode acabar “sugando” a matéria de sua companheira, ganhando massa o suficiente para voltar a fundir elementos como carbono. Isso a torna instável e resulta em uma explosão termonuclear.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/CXC/M.Weiss)
Conceito de um sistema binário composto por uma anã branca roubando matéria de sua companheira, uma gigante vermelha.
 
Contudo, esse processo deveria emitir uma boa quantidade de ondas de rádio, mas os astrônomos nunca haviam encontrado nenhuma supernova Tipo Ia com radiotelescópios. Para tentar explicar as supernovas dessa categoria observadas em outros comprimentos de onda, os astrônomos propuseram algumas alternativas, como colisões entre duas anãs brancas.
 
Agora, um estudo sobre o evento 2020eyj, detectado em uma galáxia a mais de 400 milhões de anos-luz de distância, revela a primeira supernova Tipo Ia a emitir ondas de rádio. Ela ocorreu após o gás hélio da estrela companheira ser arrancado pela anã branca e acrescido à sua superfície, até que seu limite de massa permitisse uma fusão nuclear descontrolada.
 
Com isso, o estudo mostra que nem todas as supernovas Tipo Ia resultam da colisão entre duas anãs brancas. Agora, os astrônomos querem saber porque todas as outras explosões dessa categoria não emitiram ondas de rádio.

Comentários