Mancha Solar Conhecida '4 Vezes' do Tamanho da Terra Cresceu Muito e Agora é Visivel Sem a Necessidade de Um Telescópio

Olá leitores e leitoras do BS!

 
Pois então amigos, segue agora uma notícia postada no site ‘SoCientífica’ destacando que a conhecida ‘Mancha solar AR3310’ cresceu muito e agora está visível da Terra, sem a necessidade de um telescópio. Essa mancha é quase quatro vezes o tamanho da Terra. Saiba mais sobre isso lendo a matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
COSMOS
 
Ponto Preto 4 Vezes o Tamanho da Terra Apareceu no Sol
 
Por Equipe Editorial da SoCientífica
Publicado em: sábado, 27/05/23
Atualizado em: sábado, 27/05/2023 às 08:38
Fonte: Site SoCientífica -  https://socientifica.com.br
 
Imagem: AstroBin

Uma mancha solar, conhecida como AR3310, cresceu a proporções tão grandes que agora é visível da Terra sem a necessidade de um telescópio. Esta mancha solar é quase quatro vezes o tamanho do planeta Terra. Imagine, por um momento, a escala colossal dessa mancha solar. É como se quatro Terras fossem colocadas lado a lado, e ainda assim, não seriam suficientes para cobrir essa mancha solar.
 
A mancha solar AR3310 é uma área negra no Sol que está voltada para nós. As manchas solares são áreas onde os campos magnéticos do Sol são anormalmente ativos. À medida que a AR3310 viajou ao redor do Sol, emitiu uma significativa erupção solar, uma explosão maciça que dispara energia, luz e partículas de alta velocidade no espaço.
 
“Um gigantesco ponto solar está cruzando o disco solar, e eu pude vê-lo claramente com óculos solares”, disse o astrônomo sul-coreano Bum-Suk Yeom. No entanto, ele adverte: “Cuidado! Você deve usar óculos de eclipse ou filtros solares para proteger seus olhos.”
 
Imagem: SDO/NASA

Observadores em New Jersey, Nova York, Pensilvânia e Nebraska conseguiram fotografar a mancha solar na segunda-feira sem a necessidade de óculos, graças à fumaça de incêndios florestais vizinhos que atuou como um filtro natural para o Sol poente. No entanto, olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular é extremamente prejudicial, pois os raios UV do Sol podem queimar suas retinas e causar danos irreversíveis.
 
Os especialistas estão de olho nesta mancha solar específica, pois ela está voltada para a Terra. A erupção solar emitida por ela foi classificada como uma M-flare de alto nível, o segundo nível mais alto em uma escala que classifica a potência das erupções solares. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), que monitora o clima espacial, estima que há uma probabilidade de 20% de que a mancha solar emita uma enorme erupção solar X-class enquanto ainda está voltada para a Terra.
 
Uma erupção solar dessa escala pode causar apagões de rádio, afetando a aviação, bem como tempestades de radiação de longa duração. Essas tempestades de radiação podem produzir auroras deslumbrantes, mas também podem interromper sistemas elétricos e oleodutos se a erupção solar estiver diretamente voltada para nós.
 
Este é o último de uma série de avistamentos solares espetaculares nos últimos meses. O Sol está atualmente no ápice de seu ciclo de 11 anos, quando manchas solares como esta são mais propensas a se formar.

Comentários