A 'Sonda Lunar Sul-Coreana Danuri' Tira Fotografias Espetaculares de Vale e Crateras da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (08/05) no site ‘Canaltech’ destacando que vale e crateras da Lua foram fotografadas recentemente em alta resolução pela Sonda sul-coreana Danuri. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Crateras da Lua e Vale Aparecem em Novas Fotos da Sonda Danuri
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
08 de Maio de 2023 às 16h28
Fonte: KARI
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: KARI

A cratera lunar Tsiolkovskiy, um vale e outras estruturas de nosso satélite natural aparecem em novas fotos incríveis da sonda sul-coreana Danuri. A nave entrou na órbita da Lua em dezembro e conta com diferentes câmeras, capazes de capturar imagens detalhadas das formações na superfície.
 
Os novos registros foram publicados pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI), que vem trazendo atualizações sobre a missão. Desta vez, uma das fotos mostra a cratera Tsiolkovskiy, uma formação com 185 km de extensão. Ela leva o nome de Konstantin Tsiolkovsky, cientista que criou a equação que revela a força necessária para manobras de foguetes e o empuxo necessário para alcançar o espaço.
 
Além dos detalhes, a foto fica ainda mais especial por ser a primeira imagem do lado afastado da Lua já registrada pela Coreia do Sul.
 
Abaixo, você confere o pico central da cratera, com mais de 3 km de altura.
 
(Imagem: Reprodução/KARI)
Cratera Tsiolkovskiy, no lado afastado da Lua.
 
Outra foto publicada pela KARI revela a cratera Wichmann, formação lunar com cerca de 10 km de diâmetro. O nome dela é uma homenagem a Moritz L. G. Wichmann, astrônomo alemão.
 
Confira:
 
(Imagem: Reprodução/KARI)
Cratera Wichmann em imagem da sonda Danuri.
 
Por fim, outra imagem mostra os detalhes de Vallis Schrödinger, um vale longo e quase linear no lado afastado da Lua. Ele parece ter surgido durante o impacto que formou a bacia Schrödinger, uma cratera com mais de 300 km de diâmetro.
 
Veja abaixo:
 
(Imagem: Reprodução/KARI)
Vallis Schrödinger, na Lua.
 
As fotos foram tiradas pela câmera Lunar Terrain Imager (LUTI), uma das cargas úteis a bordo da nave. Ainda, ela leva a ShadowCam, uma câmera desenvolvida pela NASA com alta sensibilidade à luz.
 
Durante sua missão primária, a Danuri (ou Korea Pathfinder Lunar Orbiter, como também é chamada) deve operar por um ano, tirando fotos e coletando medidas da superfície lunar. Os dados obtidos por ela podem ser usados para o desenvolvimento de futuras missões robóticas lançadas para pousar na Lua.

Comentários