Segundo o 'Projetista-Chefe do Projeto Principal de Exploração do Espaço Profundo' da China, Chineses Querem se Tornar '1º País' a Trazer Amostras do Lado Afastado da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (03/05) no site ‘Canaltech’ destacando que segundo o o Sr. Wu Yanhua, projetista-chefe do Projeto Principal de Exploração do Espaço Profundo da China, os chineses querem se tornar o 1º país a trazer amostras do lado afastado da Lua. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
China Quer Ser o 1º País a Trazer Amostras do Lado Afastado da Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
03 de Maio de 2023 às 18h48
Fonte: China Daily; Via: Space.com
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: NASA

As primeiras amostras coletadas do lado afastado da Lua e trazidas à Terra podem ser obtidas pela China no ano que vem. Segundo Wu Yanhua, projetista-chefe do Projeto Principal de Exploração do Espaço Profundo, a China quer dar a largada para a coleta do material na região e planeja tentar obter o material com a missão Chang’e 6, com lançamento programado para maio de 2024.
 
O lançamento da Chang’e 6 deve ser realizado por um foguete Long March 5, do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang. Ela deve durar 53 dias e, segundo informações de oficiais chineses, deve pousar na área sudeste da bacia Apollo, uma grande cratera de impacto no lado afastado da Lua.
 
Enquanto estiver lá, a Chang’e 6 deverá usar uma pá e uma broca para coletar até 2 kg de amostras lunares. Segundo a estatal China Aerospace Science and Technology, a Chang’e 6 vai contar com instrumentos científicos de diferentes países, como França, Itália e outros.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/Goddard/Arizona State University)
Imagem do interior da bacia Apollo, o local primário de pouso da Chang'e 6.
 
Se tiver sucesso, a missão marcará a primeira vez na história em que amostras do lado afastado da Lua foram obtidas e trazidas à Terra. Como a rotação da Lua é sincronizada com a Terra, ela completa uma volta ao redor do nosso planeta ao mesmo tempo em que gira ao redor de si própria.
 
É por isso que a Lua tem sempre a mesma face voltada para nós, enquanto a outra fica oculta — mas não escura, já que o tal lado afastado é iluminado pelo Sol durante a fase lunar nova. Vale lembrar que a China já coletou amostras lunares com a missão Chang’e 5, que trouxe ao nosso planeta o primeiro material da Lua obtido em mais de 40 anos; mas, no caso da Chang’ 6, o desafio será outro.
 
Assim como aconteceu com a Chang'e 5, a 6 também deve ter um orbitador, lander, módulo de ascensão e um de reentrada. Como o lado afastado não fica voltado para a Terra, a China vai precisar de estrutura para a comunicação da missão Chang’e 6. Para isso, o país vai lançar o satélite Queqiao 2, que irá retransmitir a comunicação entre a missão e as equipes em solo.

Comentários