O Telescópio do 'Observatório Vera C. Rubin' Está Pronto Para Receber o Seu Novo Espelho

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (09/05) no site ‘Canaltech’ destacando que o Telescópio Simonyi Survey do Observatório Vera C. Rubin’ acabou de completar a etapa de montagem e já está pronto para receber o seu espelho de 8,4 metros de diâmetro e a câmera LSST de 3.200 megapixels. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Telescópio do Vera Rubin Está Pronto Para Receber Novo Espelho
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
09 de Maio de 2023 às 09h18
Fonte: NOIRLab
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: Rubin Observatory/NSF/AURA/B. Quint

O Observatório Vera C. Rubin acaba de completar a etapa de montagem do telescópio Simonyi Survey, que ficou pronto para receber seu espelho de 8,4 metros de diâmetro e a câmera LSST de 3.200 megapixels. Isso significa que a parte da engenharia das instalações foi aprovada em todos os testes e está funcionando conforme previsto.
 
Com estrutura fabricada e montada na fábrica da Asturfeito, Espanha, o observatório terá como parte de suas missões investigar a matéria escura e a energia escura. A LSST, a maior câmera digital já construída para astronomia, poderá “filmar” o céu e as mudanças cósmicas ao longo dos anos, em tempo real.
 
Isso será possível devido ao design inovador, que conseguiu encurtar o comprimento do telescópio em comparação com outros que também possuem espelhos de 8 metros. Assim, ele poderá se mover mais rapidamente para cobrir diferentes áreas do céu em menores intervalos de tempo.
 
Após a fabricação na Espanha, a estrutura foi enviada para o Chile e sua instalação começou no final de 2019. Nos últimos meses, a equipe de observação do Rubin testou o hardware e o software instalados para estudar a precisão com que o telescópio aponta e rastreia objetos no céu.
 
(Imagem: reprodução/Rubin Observatory/AURA/DOE/NSF)
O telescópio do Vera Rubin está pronto para receber seu espelho de 8 metros.
 
Outros testes foram realizados pela equipe Rubin Systems Engineering para garantir que o telescópio está atendendo a todos os requisitos técnicos, nos detalhes mais minuciosos possíveis, e que esteja preparado para as próximas etapas. Completadas essas verificações, a equipe determinou que todo o sistema atendeu às especificações até o momento.
 
Com isso, a equipe se prepara para a próxima fase, onde será instalada a célula de espelho primário-terciário e o espelho substituto na estrutura do telescópio. Tudo isso para que ele consiga realizar seu objetivo de observar o céu durante uma década a partir de 2025.
 
Essa missão, chamada Legacy Survey of Space and Time, coletará e processará mais de 20 terabytes de dados todas as noites e até 10 petabytes por ano durante 10 anos. A velocidade de movimentação do telescópio vão permitir que ele forneça novas informações sobre riscos de asteroides, estude cerca de 30 bilhões de estrelas, galáxias e aglomerados, e muito mais.

Comentários