O 'Lander Blue Moon' da Blue Origin é Escolhido Pela NASA Para a Missão Artemis V

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (19/05) no site ‘Canaltech’, destacando que a NASA anunciou ter escolhido o Lander Blue Moon da empresa Blue Origin para Missão Artemis V que deve ser lançada para Lua em 2029. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Pois então entusiastas do BS, bom, muito bom mesmo, no entanto persiste a insegurança quanto o trambolho espacial da SpaceX das Missões III e IV. Vão realmente pagar pra vê? Os chineses estão vindo com tudo e a distancia vai diminuindo ano a ano.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente a membra do BS, a jovem Aline Aquino, por nos ter enviado essa notícia.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Escolhe Blue Origin Para Criar Lander Lunar da Missão Artemis V
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
19 de Maio de 2023 às 12h23
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto:Blue Origin

A equipe liderada pela Blue Origin foi escolhida pela NASA para desenvolver seu lander lunar para a missão Artemis V, que tem lançamento programado para acontecer 2029. A novidade foi revelada pela agência espacial nesta sexta (19).
 
Através do novo contrato, a Blue Origin receberá US$ 3,4 bilhões para projetar, desenvolver e testar seu lander Blue Moon; o valor inclui também uma demonstração não tripulada antes de a Artemis V ser lançada. O projeto deve estar de acordo com requisitos apresentados pela agência espacial para expedições tripuladas na superfície lunar.
 

Apesar de o desenvolvimento do Blue Moon ser liderado pela empresa de Jeff Bezos, a Blue Origin não vai estar sozinha na empreitada, e vai trabalhar em parceria com a Lockheed Martin, Boeing, Draper, Astrobotic e Honeybee Robotics.
 
Quando for lançada, a missão Artemis V vai levar quatro astronautas à órbita da Lua a bordo da nave Orion. Ela vai se acoplar à futura estação espacial Gateway e, por lá, dois astronautas vão seguir para o módulo de pouso Blue Moon, que vai levá-los à superfície lunar. Eles devem passar cerca de uma semana no polo sul do nosso satélite natural, trabalhando em atividades científicas e de exploração.
 
A seleção da Blue Origin ocorre após a NASA escolher em 2021 a SpaceX para o desenvolvimento do primeiro lander lunar do programa Artemis. Na época, a agência espacial planejava seguir com as propostas de duas empresas diferentes, mas restrições orçamentárias fizeram com que, no fim, apenas uma fosse escolhida. Após a decisão da NASA, a Blue Origin entrou com um processo, argumentando que a negociação com a SpaceX foi injusta e que o processo seletivo deveria ter sido alterado.

Comentários