Segundo Informou o Projetista-Chefe do ‘Rover Zhurong’, o Rover Permanece Adormecido em Marte Por Não Conseguir Gerar Energia Suficiente Para Retomar Suas Operações

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (02/05) no site ‘Canaltech’ destacando que segundo anunciou o projetista-chefe do ‘Rover Zhurong’ chinês, o Sr. Zhang Rongqiao, pelo que parece o rover continua adormecido em Marte por não conseguir gerar energia suficiente para retomar suas operações Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Rover Zhurong Continua Adormecido em Marte — e Agora Sabemos Por Quê
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
02 de Maio de 2023 às 10h57
Fonte: Reuters; Via: Universe Today
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: CNSA

O rover Zhurong ainda não despertou em Marte e, segundo Zhang Rongqiao, projetista-chefe do robô, isso parece ter acontecido porque o rover não conseguiu gerar energia suficiente para retomar suas operações. Até o momento, a China não conseguiu estabelecer comunicação com ele.
 
Foi em maio do ano passado que uma forte tempestade de poeira atingiu a região onde o Zhurong está. O ocorrido forçou a equipe do rover a acionar o modo de segurança dele, colocando-o em hibernação. O esperado era que voltasse às atividades em dezembro, mas isso não aconteceu: fotos tiradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, mostraram que o robô continuou imóvel.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/UArizona
O ponto azulado é o rover Zhurong, que aparece no mesmo lugar em fotos tiradas entre 2022 e 2023.
 
Na última semana, Rongqiao explicou que a equipe não recebeu sinais do rover desde o início da hibernação. “Estamos monitorando-o todo dia, e acreditamos que ele não acordou porque a luz solar não que recebe não alcançou o nível mínimo para gerar energia”, observou o cientista.
 
Após análises, eles já têm uma boa ideia do que parece estar impedindo o rover de receber luz do Sol. “A possibilidade mais provável é que um acúmulo imprevisível de poeira de Marte levou a uma redução na capacidade de gerar energia, que é insuficiente para ele acordar”, finalizou Zhang. A boa notícia é que isso não significa, necessariamente, que o rover chegou ao fim de suas operações.
 
Se o acúmulo de poeira ficar 30% maior do que o esperado pelos engenheiros, o Zhurong pode despertar quando as estações mudarem em Marte; além disso, pode até acontecer de algum demônio de poeira (apelido das tempestades com fortes ventos no planeta) ajudar a limpar a poeira que está cobrindo os painéis solares dele.
 
Esta não é a primeira vez que a poeira marciana coloca em risco as “carreiras” dos robôs explorando o Planeta Vermelho — basta lembrar que o rover Opportunity encerrou suas operações após uma das piores tempestades de poeira já registradas. Mais recentemente, o lander InSight, que estudava a atividade sísmica de Marte, encontrou um destino semelhante.

Comentários