Sonda Espacial Juno da NASA Se Aproxima da 'Lua Io' e Tira Novas Fotos Incríveis

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (22/05) no site ‘Canaltech’, destacando que a Sonda Juno da NASA ao fazer seu 51º sobrevoo por Júpiter, aproveitou a oportunidade para se aproximar da lua Io (o corpo mais vulcânicamente ativo do Sistema Solar), capturando imagens incríveis dela. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Sonda Juno Se Aproxima da Lua Io e Tira Novas Fotos
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
22 de Maio de 2023 às 18h05
Fonte: NASA; Via: Space.com
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: NASA/Kevin M. Gill

A sonda Juno, da NASA, fez seu 51º sobrevoo por Júpiter e aproveitou a oportunidade para se aproximar da lua Io, o corpo mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar. Durante o encontro, a Juno ficou a apenas 35.500 km da superfície da lua, capturando imagens incríveis dela.
 
Scott J. Bolton, investigador principal da Juno, explica que as órbitas sucessivas da Juno estão deixando-a cada vez mais próxima de Io. “Esta 51º órbita vai nos oferecer a visão mais próxima que já conseguimos desta lua torturada”, disse ele.
 

Pode até parecer que Io é uma lua tranquila, mas não se engane com a aparência que as fotos mostram — e prova disso são vários vulcões ativos espalhados pela superfície dela. “Ao observá-la ao longo do tempo em várias passagens, podemos observar como os vulcões variam”, disse Bolton.
 
A NASA estima que existam centenas de vulcões ativos pela superfície de Io. Eles podem expelir lava a dezenas de quilômetros pela atmosfera da lua, e são alimentados por um processo causado pela gravidade de Júpiter, somada à de Europa e Ganimedes, seus outros grandes satélites naturais.
 
Estas interações geram intensas forças de maré gravitacionais, que “esticam” e “comprimem” Io. O movimento gera fricção que aquece o interior da lua; ali, parte do material é derretida e tenta escapar. É daí que vem a lava expelida pelos vulcões de Io.
 
A Juno ficou mais próxima do que nunca de Io, e promete se aproximar ainda mais nos próximos sobrevoos — em um deles, ela vai ficar a apenas 1.500 km da superfície da lua. “Todos esses sobrevoos estão nos proporcionando visões espetaculares da atividade vulcânica desta lua incrível, os dados devem ser impressionantes”, finalizou Bolton.

Comentários