Instrumento do Futuro 'Rover Rosalind Franklin' da ESA, Poderá Ajudar na Busca Por Vida no Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (17/05) no site ‘Canaltech’, destacando que um instrumento a ser colocado a bordo do futuro ‘Rover Rosalind Franklin’ da ESA, irá ajudar na busca por vida no Planeta Marte. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Vida em Marte: Instrumento do Rover Rosalind Franklin Vai Ajudar na Busca
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
17 de Maio de 2023 às 11h58
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: ESA/ATG medialab

Será que existe ou já existiu vida em Marte? Para tentar descobrir, a Agência Espacial Europeia planeja enviar o rover Rosalind Franklin ao planeta em 2028. Ele contará com o MA_MISS, um espectrômetro da Itália que vai estudar os minerais e propriedades físicas da subsuperfície marciana para, assim, buscar uma resposta à pergunta.
 
Desenvolvido pela empresa aeroespacial Leonardo, o MA_MISS (sigla de “Imageador Multiespectral para Estudos de Subsolos em Marte”) teve seus recursos voltados para a busca por vida demonstrados em um novo estudo. Após os testes, os pesquisadores do instrumento descobriram que ele também é capaz de detectar moléculas orgânicas.
 
“Inicialmente, a tarefa do MA_MISS era fornecer um contexto mineralógico para as amostras coletadas, mas mostramos que ele pode fazer muito mais, ou seja, fazer a identificação direta de alguns tipos de material orgânico”, explicou Eleonora Ammannito, coautora do novo estudo sobre o instrumento. Segundo os autores, as análises do Ma_Miss no subsolo do planeta não vão afetar as amostras obtidas.
 
(Imagem: Reprodução/SELEX Galileo)
Broca com abertura para o instrumento MA_MISS. Ele conta com componente óptico formado por um prisma.
 
O instrumento estará integrado ao sistema de perfuração do Rosalind Franklin, rover que faz parte da segunda missão do programa ExoMars — a primeira foi o orbitador Trace Gas Orbiter, lançado em 2016. O novo rover vai explorar a superfície marciana e vai coletar amostras de até 2 m de profundidade, que podem ter biomarcadores.
 
O material obtido vai ser analisado pelos instrumentos dele. Já o MA_MISS vai coletar dados espectrais da subsuperfície marciana, com foco em rochas que não foram expostas à radiação. “O instrumento pode diferenciar os pontos onde a matéria orgânica está presente daqueles com composição mineral exclusiva”, observaram os autores, no novo estudo.
 
O artigo com a análise das capacidades do instrumento MA_MISS foi publicado na revista Astrobiology.

Comentários