Missão Eslovena e Tcheca, Usando Balões, Lançam Para Estratosfera 1000 Astronautas da Lego

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicado ontem (29/05) no site “Olhar Digital” uma curiosa notícia destacando que uma Equipe de Arquitetos e Engenheiros Espaciais da Eslovênia e da República Tcheca realizaram no ultimo dia 20/05 o lançamento de três balões estratosférico tendo a bordo três modelos de pequenas espaçonaves com 1000 Astronautas da Lego, rsrsrsrsrs. Saibam mais sobre essa história matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Mil “Astronautas” Foram Mandados Para o Espaço
 
Os astronautas de Lego foram lançados no dia 20 como parte de uma campanha para incentivar futuras gerações
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
29/05/2023 - 09h28
Atualizada em 29/05/2023 - 21h49
Via: Site Olha Digital – https://olhardigital.com.br
 

No último dia 20, 1000 astronautas decolaram da Eslovênia em um voo onde foi possível ver a curva da Terra. Mas não eram quaisquer “pessoas” que estavam a bordo da missão, na verdade, eram astronautas de Lego divididos em três pequenas espaçonaves acopladas a balões estratosféricos.
 
A decolagem aconteceu a partir de um pequeno aeroporto e o lançamento foi feito a bordo de uma espaçonave, semelhante a um ônibus espacial sem teto. O veículo foi impresso em 3D usando como base um material composto de carbono resistente e leve.
 

Os balões levando os astronautas de Lego chegaram a uma altitude de 34 quilômetros, na estratosfera, quando estouraram. O retorno das figuras atingiu cerca de 300 quilômetros por hora, mas os paraquedas garantiram um pouso seguro em uma plataforma especialmente projetada.
 
Desenvolvimento da Missão
 
A missão espacial foi idealizada por arquitetos e engenheiros espaciais da Eslovênia e da República Tcheca que possuem como objetivo inspirar as futuras gerações a aprenderem mais sobre o espaço.
 
De acordo com Dominik Matusinsky, relações públicas da Kreativ Gang e produtor da campanha para Lego, em resposta a Space.com, um dos principais desafio da equipe era garantir que durante o retorno em altíssimas velocidades nenhum dos astronautas se soltasse da plataforma.
 
“Fazer com que as figuras [de Lego] permaneçam no ônibus espacial após o estouro do balão foi um grande desafio. Queríamos que [as figuras] fossem expostas diretamente ao espaço, não armazenadas dentro de nada. Mas durante a fase de queda livre [antes da abertura do paraquedas], elas alcançaram velocidades de até 300 km/h [186 mph], então isso foi um desafio.”
 
Dominik Matusinsky
 
A plataforma precisou ser projetada de forma que o seu peso mais os dos astronautas de Lego não ultrapassassem 2,7 quilos, o ideal para os balões decolarem confortavelmente. Para isso foram utilizados fibra de carbono, aço inoxidável impresso em 3D e plástico.
 
O voo espacial foi filmado por duas câmeras: uma monitorando a tripulação e outra toda espaçonave. Os astronautas de Lego agora serão sorteados entre as pessoas que adquirirem um brinquedo Lego na República Tcheca ou na Eslováquia e registrarem a compra.

Comentários