Stratolaunch Compra Boeing 747 “Cosmic Girl” da Falida 'Virgin Orbit'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma noticia publicada no dia (25/05) no site da “Revista Airway”, destacando que a empresa  Stratolaunch do Setor Espacial dos Estados Unidos (conhecida por ser a proprietária do Roc, o maior avião do mundo), confirmou esta semana ter comprado o Boeing 747-400 “Cosmic Girl” da falida ‘Virgin Orbit’. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
ESPAÇO
 
Stratolaunch Compra Boeing 747 “Cosmic Girl” da Virgin Orbit
 
Empresa de lançamentos espaciais fundada por Richard Branson pediu falência recentemente
 
Por Thiago Vinholes
25 de maio de 2023
Fonte: Site da revista Airway - https://www.airway.com.br
 
Foto: Virgin Orbit
Boeing 747-400 ‘Cosmic Girl’: avião funciona como plataforma aérea de lançamentos espaciais.
 
A Stratolaunch, empresa do setor espacial dos Estados Unidos conhecida por ser a proprietária do Roc, o maior avião do mundo, vai incorporar outro gigante em sua frota. A companhia confirmou nesta semana a compra do Boeing 747-400 “Cosmic Girl” da Virgin Orbit, empresa de lançamentos espaciais criada pelo bilionário britânico Richard Branson e que encerrou as atividades recentemente.
 
De acordo com o tribunal de falências da Califórnia, a Stratolaunch pagou US$ 17 milhões pelo 747 que serve como plataforma aérea de lançamento de veículos espaciais – a venda foi confirmada nesta quinta-feira (25). Outra empresa, a Rocket Lab vai desembolsar US$ 16,1 milhões para assumir a fábrica de foguetes da Virgin Orbit em Long Beach.
 
A venda dos ativos da Virgin Orbit de forma fragmentada indica que a empresa de Branson não recebeu um lance adequado por todo empreendimento. Até o mês passado, a empresa ainda tentava firmar acordos com parceiros para manter as operações, mas não houve avanço nessas negociações.
 
Foto: Divulgação
O Boeing 747 “Cosmic Girl” será o novo companheiro de frota do Roc, da Stratolaunch, que também lança foguetes em voo.
 
“A adição desta aeronave é um marco transformacional”, disse Zachary Krevor, presidente e CEO da Stratolaunch. “Com o Roc permanecendo como nossa aeronave principal, um 747 adicional traz recursos e flexibilidade expandidos para nossa plataforma. Seremos capazes de aumentar nossa capacidade de teste de voo para nos tornarmos um parceiro ainda mais forte para clientes globais.”
 
Fundada em 2017 por Branson como um desdobramento da Virgin Galactic, empresa de turismo espacial, a Virgin Orbit oferecia serviços de lançamento de pequenos satélites ao espaço por meio do foguete LaucherOne. O veículo espacial era acoplado a asa do Cosmic Girl e lançado em voo. Desde 2021, a companhia fez quatro lançamentos orbitais.
 
Foto: Divulgação
Ilustração do Boeing 747 “Cosmic Girl” com o tema de pintura da Stratolaunch.
 
A Virgin Orbit também tenta negociar seus foguetes LaucherOne remanescentes, mas ainda não encontrou um comprador interessado. A empresa tem cerca de 10 modelos concluídos.

Comentários