Artigo: CubeSats Para Pesquisa em Astrofísica e Astronomia

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, trago agora para os nossos entusiastas um interessante artigo publicado dia 18/05 na versão em português do site ‘TS2’ abordando o uso de CubeSats para pesquisa em Astrofísica e Astronomia.
 
Vale lembrar que o Brasil está também nessa nova onda graças a iniciativa da startup CRON Sistemas em parceria com o INPE, ou seja a ‘Missão NanoMIRAX’, que deve ser lançada ao espaço no ano que vem, bem como também com as Missões Lunares SelenITA e Garatéa-L, mas estas ainda em fase de seleção por parte dos gestores do tal ProSAME. Fiquem atentos!
 
Brazilian Space
 
CubeSats Para Pesquisa em Astrofísica e Astronomia
 
Publicado em 18 Maio 2023
Fonte: Versão em Português do Website TS2 - https://ts2.space/pt
 

Sondando o Meio Interestelar com CubeSats
 
O recente desenvolvimento dos CubeSats, ou pequenos satélites, está revolucionando o campo da astronomia. Essas espaçonaves em miniatura de baixo custo estão permitindo que os cientistas explorem o universo de maneiras sem precedentes. Agora, pesquisadores da Universidade do Arizona estão procurando usar o CubeSats para sondar o meio interestelar (ISM), uma vasta extensão de gás e poeira localizada entre as estrelas na galáxia da Via Láctea.
 
Liderado pelo professor Pradeep K. Sharma, o projeto financiado pela NASA busca usar CubeSats para coletar dados sobre o ISM e seus efeitos em estrelas, planetas e outros objetos no espaço. A equipe está construindo um CubeSat equipado com espectrômetros avançados de infravermelho e ultravioleta, que serão usados ​​para medir a composição do ISM e seus efeitos nas estrelas próximas.
 
O CubeSat será lançado em uma órbita altamente elíptica ao redor da Terra, permitindo que ele viaje profundamente no espaço antes de retornar à Terra para coleta de dados. Devido ao seu baixo custo e tamanho compacto, o CubeSat fornecerá um meio eficiente e econômico de estudar o ISM.
 
A missão CubeSat é um passo importante na compreensão do ISM e seu impacto no universo. Ao reunir dados sobre a composição do ISM, os cientistas obterão uma melhor compreensão de como ele influencia a evolução estelar e a formação planetária. Esses dados também podem ser usados ​​para desenvolver modelos do meio interestelar e seus efeitos nas estrelas próximas.
 
O projeto CubeSat é apenas um dos muitos novos desenvolvimentos na astronomia. Com seu potencial para revolucionar a maneira como exploramos o universo, a missão CubeSat promete fornecer uma visão inestimável dos mistérios do meio interestelar.
 
Explorando Exoplanetas Com Telescópios CubeSat
 
Um novo telescópio CubeSat foi desenvolvido para explorar exoplanetas, ou planetas fora do nosso sistema solar. Este novo telescópio é uma joint venture entre a Universidade Técnica de Munique e o Centro Aeroespacial Alemão, e é o primeiro de seu tipo no mundo.
 
O telescópio CubeSat é um pequeno satélite que usa um design óptico com um grande campo de visão, o que permite observar uma grande área do céu de uma só vez e detectar objetos fracos. Isso o torna uma ferramenta ideal para descobrir exoplanetas, que geralmente são muito fracos e difíceis de observar.
 
O telescópio está equipado com uma câmera especializada e software que pode detectar exoplanetas. Ele também possui um espectrógrafo, que pode medir a luz de um planeta e informar aos cientistas mais sobre sua atmosfera e composição.
 
O telescópio CubeSat é uma maneira econômica de procurar novos exoplanetas e já foi usado para descobrir vários novos. Isso inclui um planeta orbitando uma estrela anã vermelha que tem menos da metade do tamanho do nosso sol.
 
O telescópio também é muito versátil e pode ser usado para uma variedade de outras observações astronômicas. Isso o torna uma ferramenta valiosa para explorar exoplanetas e estudar objetos distantes no céu noturno.
 
O telescópio CubeSat é uma nova tecnologia empolgante que pode revolucionar a maneira como exploramos e estudamos exoplanetas. Com essa tecnologia, os astrônomos poderão aprender mais sobre esses mundos distantes e seu potencial para abrigar vida.
 
A Promessa dos CubeSats Para a Astronomia de Raios Gama
 
CubeSats, satélites miniaturizados projetados para fornecer acesso de baixo custo ao espaço, estão revolucionando a maneira como observamos o universo. Recentemente, surgiu uma nova aplicação para CubeSats: astronomia de raios gama. Os raios gama são a forma de luz de maior energia e revelam os objetos mais extremos e energéticos do universo. Ao aproveitar o poder do CubeSats, os astrônomos agora podem estudar os raios gama de uma maneira mais econômica.
 
O potencial do CubeSats para astronomia de raios gama foi recentemente demonstrado pelo lançamento do primeiro telescópio de raios gama baseado em CubeSat, a missão GRIPS (Gamma-Ray Imager/Polarimeter for Solar flares). O GRIPS é um esforço colaborativo entre a NASA, a Universidade de New Hampshire e a Universidade da Califórnia, em San Diego. Esta missão do CubeSat foi projetada para observar rajadas de raios gama de erupções solares e para obter imagens e medir a polarização da luz.
 
A importância do GRIPS reside na sua capacidade de medir a polarização de raios gama. Anteriormente, era impossível medir a polarização dos raios gama das erupções solares porque o grande tamanho e o custo dos típicos observatórios de raios gama os tornavam inviáveis ​​para tal aplicação. Com o CubeSats, no entanto, os astrônomos agora podem medir a polarização dos raios gama por uma fração do custo.
 
O sucesso do GRIPS abriu as portas para uma nova era da astronomia de raios gama. Os CubeSats são relativamente pequenos e baratos, tornando-os ideais para estudar o universo de maneira econômica. No futuro, os CubeSats poderão ser usados ​​para estudar explosões de raios gama de outros objetos, como estrelas de nêutrons e supernovas. As possibilidades são infinitas.
 
Os CubeSats têm o potencial de revolucionar a astronomia de raios gama e nos fornecer uma nova ferramenta poderosa para explorar o universo. Com seu baixo custo e alto desempenho, os CubeSats estão abrindo caminho para uma nova era da astronomia de raios gama.
 
Usando o CubeSats para Exploração e Descoberta do Sistema Solar
 
Pela primeira vez no mundo, um grupo de cientistas e engenheiros internacionais lançou um projeto para usar CubeSats – satélites miniaturizados que medem 10 cm por 10 cm – para explorar e descobrir mais sobre o nosso Sistema Solar.
 
Os pequenos satélites, equipados com câmeras, sensores e outros instrumentos, serão lançados da Estação Espacial Internacional para obter dados de outros planetas, asteróides e cometas.
 
Espera-se que o projeto, liderado pela Agência Espacial Européia (ESA) e pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), forneça aos pesquisadores uma oportunidade única de coletar dados de uma variedade de ambientes planetários.
 
Segundo os pesquisadores, os CubeSats têm o potencial de revolucionar a maneira como exploramos nosso Sistema Solar. Por exemplo, os satélites são pequenos e leves, o que significa que é possível enviá-los em grande número, criando um “enxame” de satélites que podem coletar dados de vários locais.
 
Espera-se que a missão CubeSat não apenas esclareça nosso Sistema Solar, mas também forneça informações valiosas sobre a exploração de outros planetas e luas.
 
O projeto está programado para ser lançado nos próximos meses, e os cientistas esperam que os dados coletados pelos CubeSats sejam inestimáveis ​​para melhorar nossa compreensão do nosso Sistema Solar.
 
Revolucionando a Observação Astronômica e a Análise de Dados com o CubeSats
 
O campo da Astronomia está prestes a sofrer uma revolução, graças ao CubeSats. CubeSats, pequenos satélites feitos de cubos individuais de 10 cm, estão sendo usados ​​para revolucionar a observação astronômica e a análise de dados, e isso deve ter um grande impacto no campo.
 
Os CubeSats estão sendo usados ​​para fornecer aos astrônomos novas maneiras de observar e medir o universo e coletar dados. O tamanho pequeno dos CubeSats os torna ideais para implantação em órbita baixa da Terra, onde podem fornecer imagens de alta resolução, medir a radiação e observar outros fenômenos celestes. Eles também são capazes de coletar grandes quantidades de dados em um curto período de tempo, tornando-os inestimáveis ​​para os astrônomos.
 
Os dados coletados pelo CubeSats também são altamente valiosos para análise de dados. Ao utilizar os dados coletados pelo CubeSats, os astrônomos podem realizar análises mais precisas de objetos e fenômenos celestes. Esses dados podem ser usados ​​para investigar a composição e evolução de estrelas, galáxias e outros objetos, bem como para entender melhor a história e a evolução do universo.
 
O uso de CubeSats para observação astronômica e análise de dados está definido para revolucionar o campo da Astronomia. Ao fornecer aos astrônomos acesso a imagens de alta resolução e coleta de dados, bem como análises de dados mais precisas, o CubeSats pode abrir novas possibilidades para pesquisa e exploração. No futuro, os CubeSats podem até ser usados ​​para explorar outras galáxias e encontrar novos exoplanetas.
 
As possibilidades oferecidas pelos CubeSats são realmente empolgantes e certamente terão um grande impacto no campo da Astronomia. Com o CubeSats, a Astronomy está pronta para entrar em uma nova era de exploração e descoberta.

Comentários