Sonda Espacial dos 'Emirados Árabes Unidos' Irá Estudar na Próxima Década 'Sete Objetos do Cinturão de Asteroides' entre Marte e Júpiter

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (16/05) no site ‘Canaltech’, destacando que uma Sonda Espacial dos Emirados Árabes Unidos (EAU) irá estudar e sobrevoar sete asteroides na Próxima Década. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Olhem aí a jovem Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos aprontando novamente e comprovando a sua sociedade a sua eficiência e disposição para apresentar resultados concretos.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Sonda Árabe Vai Estudar e Sobrevoar Sete Asteroides na Próxima Década
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
16 de Maio de 2023 às 10h32
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: NASA/JPL-Caltech

Os Emirados Árabes definiram os sete asteroides que planejam estudar em uma missão que deve ser lançada em 2028. O novo projeto é uma forma de dar continuidade ao sucesso da missão árabe Hope, que entrou na órbita de Marte em 2021 e segue estudando a atmosfera do Planeta Vermelho.
 
A missão que vai estudar os asteroides foi revelada em 2021, mas, na época, os Emirados não detalharam quais rochas espaciais seriam analisadas. Agora, o mistério foi resolvido: um documento que vai ser apresentado durante a Conferência de Asteroides, Cometas e Meteoros, revela os asteroides escolhidos.
 
(Imagem: Reprodução/Daniel Roberts/Pixabay)
A missão árabe vai estudar objetos do Cinturão de Asteroides.
 
Segundo a publicação, a nave vai visitar sete objetos do Cinturão de Asteroides, localizado entre Marte e Júpiter. São eles:
 
·         10253 Westerwald;
·         623 Chimaera;
·         13294 Rockox;
·         88055;
·         23871;
·         59980;
·         269 Justitia.
 
Todos vão ser visitados brevemente ao longo dos sobrevoos, e somente o 269 Justitia vai ser estudado mais profundamente. Ele tem cerca de 50 km e tons avermelhados, o que sugere a presença de compostos orgânicos em sua superfície. É possível que o asteroide tenha se formado mais longe que Netuno, e depois foi capturado gravitacionalmente pelo Sistema Solar interno.
 
O primeiro sobrevoo deve acontecer em 2030, seguidos dos outros cinco; já em 2034, a nave vai estudar o 269 Justitia, investigando a composição de sua superfície, geologia e campo gravitacional.
 
Os dados obtidos podem ajudar a explicar a origem e evolução dos asteroides ricos em água, desvendando também o potencial deles como fontes de recursos para futuras missões de exploração do espaço profundo.

Comentários