INPE Apresenta Missão Proposta de Um 'Teléscopio Espacial Solar' Para AEB

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada no dia (15/05) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apresentou dia 08/05 a este órgão a proposta ‘Missão Galileo Solar Space Telescope (GSST)’. Saiba mais sobre essa notícia pela nota abaixo.
 
Pois então amigos e amigas do BS, o projeto em questão foi iniciado pelo INPE em 2003 e foi abordado aqui pela primeira vez em 2017 (veja aqui), e pelo que sabemos realizou de 16 a 18 de março de 2020 em São José dos Campos-SP, o ‘I Workshop do Telescópio Solar Espacial Galileo’ (veja o vídeo abaixo), evento este que teve como objetivo principal preparar uma análise formal desta Missão GSST, incluindo a possibilidade de realização técnica e programática dos conceitos candidatos (Fase 0/A) previstos para serem concluídas de maio/2020 a Novembro/2020.
 

É entusiastas do BS, não há como negar a importância científica de uma missão como essa para o Brasil, além do que a mesma colocaria o país nas manchetes espaciais ao redor do mundo, né verdade? No entanto, este que vos fala já se encontra vacinado contra essa notícias de missões fantásticas de power point que vez ou outra saem na mídia, afinal não podemos esquecer que o nossa Agência Espacial é uma tremenda piada, e o governo seja de canhota ou destro, não tem a menor seriedade e competência na condução do nosso Patinho Feio. Tou pagando para vê.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente a membra do BS, a jovem Aline Aquino, por nos ter enviado essa notícia.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
INPE Apresenta Missão Galileo Space Telescope Para a Agência Espacial Brasileira
 
Projeto de missão espacial tem como objetivo medir o campo magnético solar e sua evolução para avançar na compreensão do funcionamento do Sol e sua relação com a Terra
 
Publicado em 15/05/2023 - 15h44
Atualizado em 15/05/2023 - 16h19
 

No último dia 8 de maio, o professor doutor Luis Vieira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apresentou a Missão Galileo Solar Space Telescope (GSST), na sala de Conferência da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
A missão faz parte da carteira de Admissão do Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME) e tem como propósito fornecer medições precisas do campo magnético e sua evolução desde a superfície até as camadas externas da atmosfera solar.
 
O projeto está em desenvolvimento desde 2003 e já existe um laboratório construído com apoio financeiro da AEB. Havendo recursos suficientes, a estimativa é de que a implementação do sistema leve três anos para ser concluída.
 
A estrutura da missão prevê uma infraestrutura de desenvolvimento, de extração de dados e de divulgação. “Apresentar a missão espacial GSST para a AEB é fundamental para que a agência possa acompanhar a evolução do projeto e a utilização dos recursos destinados a ele. Além disso, é importante que o grupo de trabalho do projeto esteja atualizado sobre procedimentos administrativos e oportunidades de colaboração com as demais instituições que compõem o Programa Espacial Brasileiro”, explica o professor Luis Vieira.
 
Ele destaca que o projeto final propõe a entrega de um observatório, que seria o módulo de serviço mais o telescópio. “É importante também manter um telescópio em solo para auxiliar na observação. A parte operacional do projeto já foi testada na missão Amazônia 1, que é o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil”, completa, referindo-se à utilização da Plataforma Multimissão.
 
Com a implementação da Missão Galileo Solar Space Telescope, espera-se avançar ainda mais na compreensão de como o Sol funciona e como ele se relaciona com a Terra.
 
A Diretora de Gestão de Portfólio substituta da AEB, Fernanda Lins, parabenizou a equipe do projeto e ressaltou a importância das missões espaciais científicas, que permitem que o Brasil contribua com os esforços internacionais para a compreensão dos fenômenos e interações que ocorrem no espaço.
 

Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários