O 'Foguete Chinês Tianlong-2' Lançado em Abril Passado Foi o Primeiro do Mundo Movido a Combustível Produzido a Partir do 'Carvão Mineral'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo um pequeno artigo postado dia (25/05) no site ‘Gizmodo Brasil’ tendo como destaque o lançamento em abril passado do Foguete Chinês Tianlong-2, foguete este que teve seu combustível produzido a partir do ‘Carvão Mineral’.
 
Brazilian Space
 
HOME - TECNOLOGIA
 
China Lança o Primeiro Foguete do Mundo Movido a “Carvão”
 
Por Julia Possa
Publicado em 25 de maio de 2023 - 21:08
Atualizado em 25 de maio de 2023 - 20:07
Fonte: Site Gizmodo Brasil - https://gizmodo.uol.com.br
 
Imagem: Space Pioneer/Divulgação

O lançamento do foguete Tianlong-2, em abril, marcou a história espacial da China: foi a primeira espaçonave movida a querosene produzido a partir do carvão.
 
De modo geral, os foguetes usam um combustível específico e querosene tradicional. Os dois só podem ser refinados a partir de petróleo de alta qualidade em um complexo processo de extração. Mas, no caso do Tianlong-2, a extração do querosene veio da liquefação do carvão.
 
A solução é interessante para a China. O país tem reservas limitadas de petróleo e a dificuldade de acesso à matéria-prima desacelera a produção de combustível espacial. Ao mesmo tempo, é o maior produtor de carvão do mundo.
 
Por isso, Pequim apoiou anos de estudo e experimentos em agências estatais e privadas para o desenvolvimento do querosene de carvão. Durante o processo, os cientistas identificaram que o produto tem propriedades parecidas com o querosene de aviação que deriva do petróleo.
 
“Devido à composição especial e às propriedades físicas e químicas do querosene aeroespacial derivado do petróleo, não encontramos uma fonte de petróleo adequada por muito tempo”, disse Du Zonggang, um dos pesquisadores, ao jornal South China Morning Post.
 
Imagem: Space Pioneer/Divulgação
O foguete Tianlong-2 subiu à órbita da Terra em 2 de abril de 2023. A bordo, levou um pequeno satélite para uma órbita sincronizada com o Sol, onde testará suas capacidades de sensoriamento remoto. Foi desenvolvido pela startup chinesa Space Pioneer.
 
China Autossuficiente
 
 A descoberta e o sucesso no lançamento do foguete movido a carvão abrem caminho para um salto na indústria espacial da China. O 165º Instituto de Pesquisa da CASC (agência estatal espacial chinesa) já anunciou uma linha de produção do querosene à base de carvão.
 
Segundo Fu Quanjun, vice-diretor do órgão, a China deve aumentar a produção anual de 5 mil para 30 mil toneladas até 2025. Na comparação, 5 mil toneladas do querosene de carvão fornecem energia a 30 voos. 
 
“O sucesso desta pesquisa amplia a fonte de abastecimento de combustível para a indústria aeroespacial da China, garante a segurança energética nacional e estabelece uma base sólida para o lançamento da nova geração de foguetes porta-aviões da China”, disse o China Space News, site oficial da CASC, na terça-feira (23).
 
O foguete Tianlong-2 tem motor YF-102, desenvolvido pela 6ª Academia de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China. Outras espaçonaves, como o Long March 5, Long March 6 e Long March 7, também usam motores desta série, o que significa que o querosene à base de carvão funciona igualmente nesses veículos. 

Comentários