Equipe Internacional de Astrônomos Descobre Duas 'Super Terras' em Órbita da Estrela Anã TOI-2095

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma curiosa notícia postada ontem (01/05) no site ‘Olhar Digital’ destacando que usando o Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da NASA, uma equipe internacional de astrônomos descobriu dois exoplanetas caracterizados como 'Super Terras' em órbita de uma Estrela Anã M próxima conhecida como TOI-2095. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Astrônomos Descobrem Duas Super Terras em Órbita de Uma Estrela
 
Astrônomos descobriram duas Super Terras em órbita de uma estrela anã M próxima usando o telescópio TESS da NASA
 
Por Ana Luiza Figueiredo
01/05/2023 - 23h36
Fonte: Com informações de Phys.org
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 
Imagem: Aaron Alien / Shutterstock.com

Usando o Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito da NASA (TESS), uma equipe internacional de astrônomos descobriu dois exoplanetas caracterizados como Super Terras em órbita de uma estrela anã M próxima conhecida como TOI-2095.
 
Os novos mundos descobertos têm períodos orbitais curtos e são ligeiramente maiores do que a Terra. Os resultados foram apresentados em 18 de abril no servidor de pré-impressão arXiv.
 
O TESS está realizando um levantamento de cerca de 200 mil das estrelas mais brilhantes perto do sol com o objetivo de buscar exoplanetas em trânsito, variando de pequenos mundos rochosos a gigantes gasosos, incluindo Super Terras. Até agora, o satélite identificou 6.400 candidatos a exoplanetas, dos quais 330 foram confirmados até agora.
 
Agora, uma equipe de astrônomos liderada por Felipe Murgas da Universidade de La Laguna, Espanha, relatou que mais dois candidatos a planetas extrasolares monitorados com o TESS foram confirmados. Realizando observações fotométricas e medições de velocidade radial, eles descobriram que os sinais de trânsito na curva de luz de TOI-2095 são de natureza planetária.
 
“Relatamos a validação de dois planetas em trânsito ao redor da TOI-2095 anã M descobertos pelo TESS. Usamos imagens de alta resolução baseadas em solo, dados fotométricos do TESS e velocidades radiais do CARMENES para descartar cenários falsos positivos, medir os raios planetários e colocar limites superiores rigorosos nas massas dos candidatos em trânsito.” 
 
Astrônomos responsáveis pela descoberta
 
Imagem: Murgas et al, 2023/Reprodução
Estudo fotométrico das duas Super Terras.
 
O exoplaneta mais próximo da estrela, a aproximadamente 0,1 UA dela, recebeu a designação TOI-2095 b. De acordo com o estudo, o planeta é cerca de 25% maior do que a Terra e tem um período orbital de 17,66 dias. A temperatura de equilíbrio da Super Terra TOI-2095 b foi encontrada para ser de 347 K, enquanto sua massa é estimada em não mais do que 4,1 massas terrestres.
 
O segundo planeta do sistema, TOI-2095 c, tem um raio de cerca de 1,33 raios terrestres e orbita sua estrela hospedeira a cada 28,17 dias, a uma distância de cerca de 0,137 UA dela. TOI-2095 c tem uma temperatura de equilíbrio de aproximadamente 297 K e sua massa máxima foi calculada em 7,4 massas terrestres.
 
A estrela mãe TOI-2095 é cerca de 56% menor e menos massiva do que o nosso sol. Tem um tipo espectral M2,5 V, temperatura efetiva de 3.759 K e metalicidade em um nível de -0,24. A idade da estrela é estimada em pelo menos um bilhão de anos.
 
* TOI-2095b é o exoplaneta mais próximo da estrela, com um período orbital de 17,66 dias e cerca de 25% maior que a Terra.
 
* A temperatura de equilíbrio da Super Terra TOI-2095b é de 347 K e sua massa não é maior que 4,1 massas terrestres.
 
* TOI-2095c é o segundo planeta do sistema, com um raio de cerca de 1,33 raios terrestres e orbita sua estrela hospedeira a cada 28,17 dias, a uma distância de cerca de 0,137 UA dela.
 
* A temperatura de equilíbrio da TOI-2095c é de aproximadamente 297 K e sua massa máxima foi calculada em 7,4 massas terrestres.
 
* A estrela mãe TOI-2095 é cerca de 56% menor e menos massiva do que o nosso sol, com um tipo espectral M2,5 V, temperatura efetiva de 3.759 K e metalicidade em um nível de -0,24.
 
* A idade estimada da estrela é de pelo menos um bilhão de anos.

Comentários