Foguete Falcon-9 da SpaceX Poderá Lançar a 'Estação Espacial Comercial Haven-1' em 2025

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (10/05) no site ‘Canaltech’ destacando que um foguete Falcon-9 da SpaceX deverá colocar em órbita em agosto de 2025 a ‘Estação Espacial Haven-1’ da startup ‘Vast’. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Pois é, muito bom mesmo, e deverá se tornar a primeira estação espacial comercial já lançada caso este cronograma seja cumprido. Vamos ficar na torcida.

Caso desejem conhecer um pouco mais sobre esse tema sugerimos a leitura do artigo "As Boas Vindas às Estações Espaciais e aos Hotéis Orbitais Privados" de autoria do nosso Editor-chefe, prof. Rui Botelho, publicado no BS em 31/09/2019.
 
Avante Haven-1!


Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
SpaceX Pode Lançar Estação Espacial Comercial Haven-1 em 2025
 
Por Danielle Cassita
10 de Maio de 2023 às 13h16
Fonte: Vast Space
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: Vast

A startup Vast quer levar ao espaço Havan-1, complexo que promete se tornar a primeira estação espacial comercial já lançada, e vai contar com a SpaceX para a empreitada. Segundo um comunicado, a empresa de Elon Musk deve lançar a estação em agosto de 2025 e vai cuidar do transporte dos primeiros tripulantes dela, com cápsulas Crew Dragon.
 
De acordo com a publicação da Vast, a Haven-1 vai ter tamanho pequeno suficiente para ser lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, e pode abrigar até quatro tripulantes de uma só vez. Ela foi projetada para operar por conta própria inicialmente, e conta com uma porta de acoplagem para as naves Crew Dragon.
 
O vídeo abaixo apresenta a estrutura da estação Haven-1:
 

Em sua forma inicial, a Haven-1 conta com um único módulo, que a Vast planeja usar para oferecer estadias prolongadas no espaço aos tripulantes das naves Dragon. A ideia é que, além de ter um pouco mais de espaço para “esticar as pernas” após a viagem à órbita da Terra, eles possam ainda aproveitar a estadia de até um mês na Haven-1 para pesquisas no espaço.
 
Os primeiros tripulantes vão à estação com a missão Vast-1, ainda sem membros definidos. Os assentos já estão à venda e podem ser adquiridos por agências espaciais e seus astronautas ou até por indivíduos que tenham interesse em ir para lá para fins científicos ou filantrópicos. A Vast não revelou o custo dos assentos.
 
(Imagem: Reprodução/VAST)
Escotilha da estação Haven-1.
 
Enquanto a Vast cuida da venda dos assentos e das instalações, a SpaceX vai ficar responsável pelo treinamento dos tripulantes e outras atividades, como exercícios de entrada e saída da nave e dos trajes espaciais, simulações do retorno à Terra e mais.
 
No futuro, a Vast planeja usar a Haven-1 para conectá-la como um módulo de outra estação ainda maior, que está em desenvolvimento e deve ser lançada pelo foguete Starship, da SpaceX. A futura estação vai ter 100 metros de extensão, vários módulos e contará com gravidade artificial, que vai ser estudada em experimentos realizados na Haven-1.

Comentários