Saiba Mais Sobre a Assinatura do Acordo VISIONA/FINEP Para o Desenvolvimento do 'Satélite de Pequeno Porte de Observação da Terra de Alta Resolução'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota postada no dia de ontem (05/05) site oficial da ‘Telebras’ tendo como destaque a assinatura do acordo entre a VISIONA e a FINEP para desenvolvimento do tal ‘Satélite de Pequeno Porte de Observação da Terra de Alta resolução’. Saibam mais pela nota abaixo.
 
Pois então caros leitores e leitoras, agora só resta torcer para que sob a liderança da VISIONA essas empresas co-executoras ineficientes e grandes representantes do ‘OLD Space’ no país, possam realmente usar os R$ 219.000.000,00 deste contrato (recursos esses talvez muito além do necessário), para produzir realmente um satélite moderno, competitivo, dentro do prazo previsto em contrato e que venha gerar em cada uma dessas empresas benefícios tecnológicos e produtos competitivos para o mercado internacional. Sinceramente? Eu não acredito nisso, pois já dizia o refrão de um musica popular muito conhecida: ‘PAU QUE NASCE TORTO, JAMAIS SE ENDIREITA’, enfim...
 
DESTAQUES, PARCERIA
 
VISIONA e FINEP Assinam Acordo Para Desenvolvimento de Satélite de Pequeno Porte de Observação da Terra de Alta Resolução
 
Com informações da Visiona
Publicado em 05/05/2023
Fonte: Site da Telebras - https://www.telebras.com.br
 
São José dos Campos- SP, 5 de maio de 2023 –
 A Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Embraer e a Telebras, e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) assinaram hoje um acordo para o desenvolvimento de um satélite de pequeno porte de observação da Terra de alta resolução.
 
A oficialização da parceria ocorreu durante cerimônia de comemoração dos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), em São José dos Campos, interior de São Paulo, no dia 5 de maio de 2023. A solenidade contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, além de outras autoridades.
 
“O projeto proposto é bastante audacioso e tem caráter mobilizador. Para executá-lo, montamos um time que engloba algumas das principais empresas e ICTs do setor espacial do Brasil, para projetar um satélite que supera em muito os requisitos do edital e que seja capaz de endereçar diversas demandas de mercado e de governo, através de uma solução nacional.”, disse João Paulo Campos, CEO da Visiona.
 
O projeto de inovação, que utiliza recursos não reembolsáveis de subvenção econômica do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), terá o aporte de R$ 219 milhões da FINEP ao longo dos próximos três anos. Os recursos complementares virão como contrapartida da empresa proponente, a Visiona, bem como de cinco coexecutores: Equatorial, Fibraforte, Kryptus, Opto e Orbital. No contrato é previsto o desenvolvimento de um satélite de pequeno porte para sensoriamento remoto óptico em altíssima resolução espacial, utilizando técnicas de super-resolução, e sistemas de coleta e fusão de dados.
 
O projeto também contará com a participação de diversos institutos de ciência e tecnologia (ICTs), como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Laboratório de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (LEL-IPT), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), fortalecendo ainda mais a relação entre Governo, Academia e Indústria – a tríplice hélice que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico do país.
 
A concessão de subvenção econômica para a inovação nas empresas é um instrumento de política de governo amplamente utilizado em países desenvolvidos e operado de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio. O objetivo é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país.
 
Sobre a Visiona
 
A Visiona tem sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos e é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras, voltada para a integração de sistemas espaciais. Foi criada em 2012 para atender os objetivos do PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais) e do PESE (Programa Estratégico de Sistemas Espaciais).
 
A empresa foi a responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2018, a Visiona anunciou o programa do primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, o VCUB1, e concluiu com êxito o primeiro Sistema de Controle de Órbita e Atitude de satélites desenvolvido no Brasil. Em 2023, a Visiona concluiu todos os testes de solo e lançou com sucesso o VCUB1 a partir da Base de Lançamento de Vandenberg – EUA. A Visiona também fornece produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite, bem como Aerolevantamento SAR nas Bandas X e P.

Comentários

  1. a impressão que hoje podemos ter, é que apesar de disperso e descoordenado, hoje o Brasil pode reunir todas as capacidades e conhecimentos suficientes para realizar um projeto moderno e eficaz, quanto ao valor proposto de subvenção, é mínimo, se considerado o retorno prático, atual e tecnológico que pode advir, e já vem tarde

    ResponderExcluir

Postar um comentário