Por 'Falhas no Sistema de Propulsão' a NASA Decide Encerrar a 'Missão Lunar Flashlight'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (15/05) no site ‘Canaltech’, destacando que infelizmente a NASA decidiu encerrar a sua 'Missão Lunar Flashlight', isto devido a falha no sistema de propulsão da nave que não conseguiu gerar impulso suficiente para levá-la à órbita lunar. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Pois é, uma pena caros entusiastas do BS, mas como já dissemos aqui por diversas vezes, as falhas fazem parte deste negócio. Entretanto, apesar da Flashlight não ter cumprido sua missão (como a nota abaixo mesmo cita), ela deverá ser posicionada a 65 mil quilômetros do nosso planeta, e seguir em órbita ao redor do Sol, quando então deverá manter contato com os seus operadores e no futuro ser utilizada em alguma missão ainda a ser definida pela NASA.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Encerra Missão Lunar Flashlight Após Falhas
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
15 de Maio de 2023 às 18h01
Fonte: JPL
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: NASA

A NASA decidiu encerrar a missão Lunar Flashlight. O fim da missão foi anunciado na sexta (12) como resultado do sistema de propulsão da nave que, apesar das várias tentativas da equipe, não conseguiu gerar impulso suficiente para levá-la à órbita lunar.
 
Lançada em dezembro, a Lunar Flashlight iria entrar na chamada órbita de halo quase retilíneo ao redor da Lua. Pouco depois do lançamento, a agência espacial revelou que a nave, com tamanho parecido com o de uma maleta, não conseguiria cumprir o objetivo devido a um problema no sistema de propulsão.
 
Os engenheiros da NASA passaram alguns meses tentando resolver o problema, e suspeitaram que havia detritos bloqueando as linhas de propelente; com o bloqueio, a quantidade do composto que chegava aos propulsores era menor do que o necessário para funcionarem corretamente.
 
Eles conseguiram aumentar a propulsão em um dos quatro propulsores da nave, mas não foi suficiente para mantê-la perto da Lua. “Como o cubesat não consegue completar manobras para se manter no sistema Terra-Lua, a NASA decidiu encerrar a missão”, escreveu a agência espacial em um comunicado.
 
Apesar do desfecho, a NASA destacou que os componentes do sistema de propulsão, desenvolvido para a missão, tiveram performance acima das expectativas. “A Lunar Flashlight teve grande sucesso do ponto de vista de ser uma base de testes para novos sistemas que nunca foram ao espaço antes”, comemorou Christopher Baker, executivo de programa na NASA.
 
Originalmente, a Lunar Flashlight iria usar seu instrumento científico para procurar água congelada nas crateras em sombras permanentes no polo sul lunar. Ela conseguiu chegar além da Lua e agora está retornando para a Terra e, na quarta (17), ficará a 65 mil quilômetros do nosso planeta. Depois, ela vai seguir em órbita ao redor do Sol, e deve manter contato com os operadores da missão. A NASA está avaliando opções para o futuro da nave.

Comentários