'Foguete Nuri' Sul-Coreano é Lançado Com Sucesso Colocando 8 Satélites no Espaço. Enquanto Isso no Brasil...

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (25/05) no site ‘Canaltech’, destacando que a Coreia do Sul obteve mais um gol neste campeonato das atividades espaciais. Acontece que os sul-coreanos, através da sua agencia espacial de verdade, a KARI, lançaram com sucesso ao espaço nesta quinta-feira (25), o seu ‘Foguete Nuri’ , tendo abordo oito satélites — um deles, inclusive, era comercial. Este foi o terceiro lançamento do veículo sul-coreano, que levou o país à breve lista de nações que já lançou satélites nacionais ao espaço com foguetes próprios. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos do BS, enquanto isso, no país da antiga ‘Vênus Platinada’, dos ‘Cabeças de Ovo’ e dos Oportunistas de Plantão, a única real iniciava com alguma possibilidade de êxito de termos algum dia um veículo lançador de satélites próprio, infelizmente continua no aguardo de uma solução para o imbróglio da Avibras com a justiça.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Coreia do Sul Lança Novos Satélites Com Foguete Nacional
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
25 de Maio de 2023 às 16h20
Fonte: Reuters
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: KARI

A Coreia do Sul lançou seu foguete Nuri nesta quinta (25), levando oito satélites funcionais ao espaço — um deles, inclusive, era comercial. Este foi o terceiro lançamento do veículo, que levou o país à breve lista de nações que já lançou satélites nacionais ao espaço com foguetes próprios.
 
O lançamento aconteceu no Centro Espacial Naro, às 6h24 no horário de Brasília. Lee Jong-ho, ministro de ciência e tecnologia da Coreia do Sul, confirmou o sucesso do lançamento e a comunicação entre o satélite comercial e uma estação sul-coreana na Antártida.
 


O foguete Nuri mede mais de 40 m de altura e pesa 200 toneladas e, em testes anteriores, levou cargas úteis projetadas para verificar sua performance. Uma destas cargas foi um bloco de aço e alumínio, usado durante uma tentativa de lançamento em 2021.
 
Tudo pareceu correr bem durante o início daquele voo, mas uma falha impediu que o Nuri levasse sua carga útil à órbita desejada. Segundo informações da agência espacial sul-coreana KARI, uma falha no terceiro estágio impediu que o foguete alcançasse velocidade orbital.
 
Este é o primeiro veículo lançador produzido pela Coreia do Sul com tecnologia nacional, e deve ser usado em mais alguns lançamentos de testes ainda nesta década. O país espera utilizá-lo em missões de ondas lunares, satélites e outras, impulsionando seu programa espacial.

Comentários