Em Órbita Lunar, Sonda CAPSTONE da NASA Finaliza Teste com a Tecnologia CAPS e Tira Sua 1ª Foto da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (23/05) no site ‘Canaltech’, destacando que a Sonda Espacial CAPSTONE da NASA completou sua missão de teste da Tecnologia CAPS (uma espécie de GPS Lunar que medirá a distância e a velocidade em relação ao Satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO)), além de a Sonda ter também registrado a sua primeira imagem da Lua. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Avante CAPSTONE!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Sonda CAPSTONE testa "GPS Lunar" e Tira Sua 1ª Foto da Lua
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
23 de Maio de 2023 às 14h31
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: NASA

A sonda CAPSTONE completou sua missão de teste da tecnologia CAPS, uma espécie de GPS lunar que medirá a distância e a velocidade em relação ao satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). Além disso, a sonda registrou sua primeira imagem da Lua.
 
Lançado em junho de 2022, o CubeSat do tamanho de um microondas foi desenvolvido para dois testes de tecnologia: o sistema de navegação autônomo (que não depende de estações em solo) e a órbita de halo quase retilínea (que será usada pela primeira vez durante as missões do programa Artemis).
 
Após alguns problemas por quase dois meses durante sua viagem, a CAPSTONE retornou às suas atividades e executou a órbita quase retilínea por seis meses. Agora, a NASA comunicou que o teste do sistema de navegação também foi um sucesso.
 
Essa etapa da missão ocorreu no dia 9 de maio, quando a CAPSTONE enviou um sinal ao LRO para determinar as posições das naves. O sinal devolvido pelo LRO foi usado para as medições de distância e velocidade relativa entre elas e, então, os resultados foram “convertidos” nas posições de cada sonda.
 
Um pouco antes, no dia 3 de maio, a CAPSTONE tirou uma foto da Lua enquanto se aproximava do polo norte da Lua.
 
(Imagem: Reprodução/Advanced Space 2023)
Imagem da maior aproximação da CAPSTONE do polo norte lunar.
 
Por fim, as informações foram enviadas à equipe da NASA na Terra, que analisou cuidadosamente para saber se tudo funcionou corretamente. A precisão das medições e cálculos de localização é imprescindível para o sucesso das futuras missões à Lua.
 
Com isso, a CAPSTONE encerrou com louvou sua missão principal, mas continuará voando em órbita lunar e testando tecnologias por pelo menos mais um ano.

Comentários