[Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 14] Missões Lunares Garatéa-L e SelenITA, NanoMirax e Outros Assuntos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, em contato alguns dias atrás com o Dr. Otávio Durão (sócio da startup brasileira CRON Sistemas), tomamos conhecimento que o projeto da 'Missão da Sonda Lunar Garatéa-L' (proposta da startup brasileira Airvantis em conjunto com as startups integrantes da ASB -  Aliança das Startups Espaciais Brasileiras, e entre elas a CRON) foi aceita em 2022 pela AEB no processo de 'Admissão' (A Portaria 857 da AEB, de Maio de 2022, é que regulamenta este processo) ao qual ela foi submetida dentro do ProSAME (Procedimento para a Seleção e Analise de Missões Espaciais), e  no momento os seus proponentes estão aguardando a solicitação pela AEB do material a ser submetido para a Fase de Qualificação no mesmo processo.
 
Vale ressaltar que tanto a Missão da Sonda Lunar Garatéa-L quanto a já citada aqui 'Missão da Sonda Lunar SelenITA' do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foram apresentados como missões candidatas pelo Brasil na cooperação assinada pela AEB com a NASA no âmbito do Programa Artemis, tendo a SelenITA já passado por ambas as fases do PROSAME.
 
No entanto para que ambas as missões possam sair do papel, além de passar pelas fases do PROSAME, terão que atender aos requisitos (técnicos e outros) estabelecidos pela NASA para o Programa ARTEMIS.
 
Entretanto vale ressaltar que caso a 'Garatéa-L' passe pelo processo do PROSAME conduzido pela AEB (a fase  posterior à de Qualificação), a missão passa a receber orçamento, coisa que ao que parece já deve ter ocorrido com 'SelenITA'. E isto pode significar que mesmo que as missões não seja aceitas pela NASA no âmbito do Programa Artemis (o que seria uma pena), elas poderão seguir em desenvolvimento no Brasil. É claro, isto caso a massa encefálica dos irresponsáveis gestores governamentais 'Cabeças de Ovo' de nosso pífio 'Programa Espacial', não venham explodir em algum momento deste processo.
 
Porém amigos e amigas, vale aqui dizer que não existe ainda informação se alguma das duas missões ou ambas, numa eventual seleção para o Programa Artemis,  receberiam recursos da NASA, sendo o mais provável que a agência espacial americana provesse unicamente o lançamento das missões, lembrando que para cubesats este é realmente o maior custo e disparado.
 
O que se sabe até o momento é que 'Missão SelenITA' deverá receber dinheiro tanto da AEB como do Comando da Aeronáutica (COMAER), porém a 'Missão Garatéa-L', caso aprovada pelo PROSAME, dependerá totalmente de recursos proveniente da AEB, e isto evidentemente preocupa muito pelas razões que todos conhecemos.
 
Veja abaixo mais algumas informações colhidas em papo informal para o BS com o Dr. Otávio Durão:
 
Brazilian Space: Houve alguma mudança na concepção inicial da Garatea-L?
 
Dr. OtavioDurão - CRON Sistemas: Basicamente não.
 
BS: Qual o peso dela aproximado?
 
Dr. OD: 7kg (aprox.)
 
BS: É um nanosatelite de quantos U, três?
 
Dr. OD: Sim. Por enquanto.
 
BS: Existe a possibilidade de aumentar então?
 
Dr. OD: Sim. Até um 6U. Eu creio.
 
BS: E quanto ao NanoMirax, quando ele será lançado?
 
Dr. OD: O NanoMirax está com lançamento previsto para 1Q/24. Primeiros subsistemas feitos no Brasil serão entregues em 4/5. Painéis, também da indústria nacional com entrega em julho. Todos modelos de voo (MV). Carga útil em finalização do MV. Importação de alguns subsistemas sendo contratados no momento. Todo orçamento, inclusive para o lançamento, já disponibilizado.
 
BS: Será lançado por um Falcon 9?
 
Dr. OD: Ainda não contratamos o lançamento do NanoMirax. Mas eu diria que provavelmente hoje seria contratado o Falcon-9.
 
BS: E a CRON, ainda pensa no projeto da vela solar?
 
Dr. OD: Difícil. Não conseguimos a aprovação na FAPESP. O projeto, Fase 1, foi aprovado, estivemos lá, fomos apresentados etc, mas na hora da assinatura do termo de outorga (contrato) vieram com outras questões comerciais e administrativas que levaram mais de um ano  e não ficaram resolvidas. Ainda não desistimos. Mas eu, cá entre nós, sim. É  muito tempo gasto com pouco retorno.
 
Aproveitando, segue abaixo as 13 outras edições da coluna Papo Rápido:
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 1] O Barco Está a Deriva - 14/01/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB  - Edição 2] Protótipo de Foguete de Capacitação (PFC) - 16/02/202
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 3] A Verdade Sobre o Quantitativo de Motores S50 - 09/03/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 4] Será o VLM Abandonado? - 30/05/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 5] Será o Edital do VLPP 'Cartas Marcadas'? - 22/10/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 6] Missão Lunar Proposta Pela ASB a AEB - 19/11/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 7] E o Edital do VLPP? - 10/12/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 8] Saiu o Resultado do Edital do VLPP - 13/12/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 9] Adiado Pela 4ª Vez o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - Tá Cheirando a Alho - 28/12/2022
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 10] Adiado Pela 5ª Vez o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - Na Verdade Tá Cheirando a Ovo Podre - 04/02/2023
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 11] FINEP Surpreende Divulgando o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - 10/02/2023
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 12] Edital do VLPP, Foguete HANBIT-TLV e VAYA Space - 07/03/2023
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 13] FINEP Visita Empresas  do Consórcio Vencedor do Edital do VLPP - 22/03/2023

Comentários