Equipe de Pesquisadores Simulará Nesta Quarta-Feira (24) Recebimento de 'Mensagem Extraterrestre' e Você Poderá Participar do Experimento

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma curiosa notícia postada ontem (22/05), no site ‘Inovação Tecnológica’, destacando que na próxima quarta-feira (24 de maio) uma equipe de pesquisadores simulará o recebimento de uma suposta mensagem alienígena e você poderá participar do experimento. Saibam mais sobre essa história pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ESPAÇO
 
Terra Receberá Mensagem Extraterrestre Nesta Quarta-Feira. Participe
 
Redação do Site Inovação Tecnológica
22/05/2023
 
[Imagem: A Sign in Space/Divulgação]
O projeto quer que o público participe não apenas na decodificação da mensagem, mas também com contribuições artísticas e de ideias.
 
Primeiro Contato
 
No próximo dia 24 de maio, a sonda espacial ExoMars, que está em órbita ao redor de Marte desde 2016, transmitirá uma mensagem codificada para a Terra.
 
O objetivo do projeto, batizado de Um Sinal no Espaço, é simular o recebimento de um sinal de uma inteligência extraterrestre - ainda não sabemos bem o que fazer quando os ETs chegarem.
 
Será como uma simulação, em que a comunidade SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) mundial, profissionais de diferentes áreas e o público em geral deverão se engajar no processo de recebimento, decodificação e interpretação de uma mensagem extraterrestre.
 
Este processo requer cooperação global, estabelecendo uma ponte sobre o SETI, a pesquisa espacial e a sociedade em várias culturas e áreas de especialização. Há anos a comunidade SETI vem propondo a criação de um protocolo para o primeiro contato alienígena.
 
"Ao longo da história, a humanidade buscou significado em fenômenos poderosos e transformadores," disse Daniela de Paulis, a idealizadora do projeto. "Receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre seria uma experiência profundamente transformadora para toda a humanidade. Um Sinal no Espaço oferece a oportunidade sem precedentes de ensaiar e se preparar de forma tangível para esse cenário por meio da colaboração global, promovendo uma busca aberta por significado em todas as culturas e disciplinas".
 
[Imagem: ATA:Joe Marfia;Green Bank Telescope:Jay Young;Medecina:Medecina Radio Astronomical Station]
Três radiotelescópios receberão a mensagem: ATA, Green Bank e Medecina.
 
Interpretando Um Sinal Alienígena
 
A sonda ExoMars, da Agência Espacial Europeia, transmitirá a mensagem codificada em 24 de maio às 19:00 UTC - 16:00 no horário de Brasília. Ela chegará à Terra 16 minutos depois.
 
Três observatórios de radioastronomia de classe mundial detectarão a mensagem codificada: o ATA (Allen Telescope Array), do Instituto SETI, o radiotelescópio Green Bank (GBO) e o observatório da Estação Astronômica de Rádio Medecina, do Instituto Italiano de Astrofísica (INAF).
 
As equipes de cada telescópio irão processar a mensagem e disponibilizá-la ao público.
 
O conteúdo específico da mensagem codificada, desenvolvido por Daniela e sua equipe, não foi divulgado, permitindo que o público contribua para decodificar e interpretar o conteúdo.
 
Qualquer pessoa trabalhando para decodificar e interpretar a mensagem pode discutir o processo no servidor Discord A Sign in Space. As submissões de descobertas, comentários e contribuições artísticas e científicas poderão ser feitas através do formulário de submissão dedicado no site do projeto: https://asignin.space/decode-the-message/.
 
Após a transmissão, a equipe do projeto realizará uma série de discussões pelo Zoom, abertas ao público, sobre as implicações sociais da detecção de um sinal de uma civilização extraterrestre. As discussões ocorrerão ao longo de 6 a 8 semanas após a transmissão. Uma lista de eventos com links de inscrição está disponível no endereço https://www.seti.org/event/sign-space.
 
Outras informações podem ser obtidas no site do projeto, no endereço https://asignin.space/

Comentários