SpaceX Lança Com Sucesso 'Missão Privada Ax-2' da Axiom Space

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (21/05) no site “CNN Brasil”, tendo como destaque o lançamento bem sucedido ocorrido no dia de ontem da Missão Ax-2 (a segunda privada da empresa Axiom Space) por um foguete Falcon 9 da SpaceX, e a bordo da Espaçonave Crew Dragon está a primeira astronauta mulher Arábia Saudita a viajar para o espaço
 
Pois então, sensacional né caros amigos e amigas? As coisas estão acontecendo rápido e estou cada vez mais ansioso pela ‘Missão Artemis II’ prevista de forma otimista para o final de 2024. Vamos torcer.
 
Brazilian Space
 
INTERNACIONAL
 
SpaceX Lança Foguete Com Três Tripulantes Pagantes e Primeira Mulher Saudita a Viajar ao Espaço
 
Nomeada de Axiom Mission 2 (Ax-2), missão é a segunda totalmente privada da Axiom Space para a Estação Espacial Internacional ISS; astronautas deverão trabalhar no laboratório orbital por uma semana
 
Por Pedro Jordão
Da CNN
21/05/2023 às 18:39
Atualizado 21/05/2023 às 19:08
Fonte: Site CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br
 
Foto: Reprodução/Youtube/Axiom Space
Decolagem da Crew Dragon, no topo do foguete Falcon 9, da SpaceX.
 
Quatro astronautas – incluindo três pagantes e primeira mulher saudita a viajar ao espaço – decolam a bordo da espaçonave Crew Dragon, no topo do foguete Falcon 9, da SpaceX, em direção à Estação Espacial Internacional ISS. A partida ocorreu às 18h37, no horário de Brasília, a partir do Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, nos Estados Unidos.
 
A diretora de voos espaciais tripulados da Axiom Space, Peggy Whitson, 63, ex-astronauta da NASA e comandante da ISS, liderará a missão.
 
Whitson retornará à estação espacial pela primeira vez desde 2017. Sua extensa experiência na estação fez dela uma detentora do recorde americano de maior número de dias acumulados registrados no espaço.
 
Juntam-se a ela John Shoffner – um americano que fez fortuna no negócio internacional de telecomunicações e fundou a empresa de hardware Dura-Line Corp – e os sauditas Ali Alqarni e Rayyanah Barnawi. Todos eles como pagantes. A Arábia Saudita está custeando o voo de seus cidadãos. Shoffner é o piloto da decolagem.
 
A pesquisadora de células-tronco Rayyanah Barnawi é a primeira mulher da Arábia Saudita a viajar para o espaço.
 
Reprodução/Youtube/Axiom Space
Tripulantes a bordo da Crew Dragon, após decolagem no topo do foguete Falcon 9, da SpaceX.
 
Nomeada de Axiom Mission 2 (Ax-2), esta é a segunda missão totalmente privada da startup Axiom Space para a ISS, marcando passo fundamental em direção à Axiom Station, primeira estação espacial comercial do mundo e sucessora da ISS.
 
A Crew Dragon, que é totalmente autônoma, deve atracar na estação espacial na segunda-feira (22), após 16 horas de viagem, com seus passageiros se juntando a sete astronautas já a bordo do laboratório em órbita.
 
Na missão, eles deverão ficar no laboratório por oito dias. Eles trabalharão em 20 investigações e projetos científicos – incluindo células-tronco e outras pesquisas biomédicas.
 
A missão Ax-2 da Axiom Space continua progredindo em direção à Estação Axiom e a uma economia sustentável de órbita baixa da Terra, à medida que os humanos se aventuram mais longe por mais tempo no espaço.
 
Confira o vídeo da decolagem em tempo real:
 

Decolagens Privadas
 
Não é a primeira vez que cidadãos pagam para ir ao espaço. Uma empresa chamada Space Adventures intermediou várias missões para a estação espacial no início dos anos 2000, reservando passeios para ricos caçadores de emoções na espaçonave russa Soyuz.
 
A Axiom levou esse modelo de negócios para os Estados Unidos, em parceria com a SpaceX, para estabelecer uma estrutura para levar uma série de clientes à estação espacial.
 
A primeira missão da empresa, AX-1, foi lançada em abril de 2022 e marcou a primeira vez que cidadãos particulares viajaram para a estação espacial a partir do solo americano.
 
O objetivo da Axiom é tornar essas missões rotineiras, oferecendo mais oportunidades para pessoas que não são astronautas profissionais experimentarem voos espaciais.
 
A liderança da Axiom prevê que o voo espacial privado continuará mesmo depois que a estação espacial for aposentada, o que a Nasa prevê que acontecerá em 2030.
 
A Axiom é uma das várias empresas americanas que pretendem criar uma nova estação espacial privada.

Comentários