Diretor Executivo da 'Intuitive Machines' Anuncia Adiamento do Lançamento da 'Missão do Lander Lunar Nova-C'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma interessante notícia postada ontem (12/05) no site ‘Canaltech’ destacando que a empresa Intuitive Machines adiou o lançamento do seu Lander Nova-C. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Intuitive Machines Adia Lançamento de Primeira Missão Lunar
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
12 de Maio de 2023 às 17h10
Fonte: SpaceNews
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: Intuitive Machines

Vai demorar mais um pouco para a Intuitive Machines tentar pousar seu lander na Lua. Em uma reunião de resultados realizada na quinta (11), Steve Altemus, diretor executivo da empresa, disse que o lander Nova-C vai ficar pronto para ir à plataforma e iniciar os preparativos para o lançamento somente em meados do terceiro trimestre.
 
Em fevereiro, a empresa revelou que planejava enviar em junho seu lander para Malapert A, uma cratera perto do polo sul lunar; a data indicava um adiamento em relação ao cronograma original, que sugeria que o pouso, por meio da missão IM-1, aconteceria em março.
 
Agora, em sua nova fala, o diretor reconheceu que a nova data está diferente das expectativas originais, e destacou ainda que a nova proposta pode afetar o planejamento da missão seguinte.
 
(Imagem: Reprodução/Intuitive Machines)
O lander Nova-C, da Intuitive Machines, deve ser lançado somente no fim do ano.
 
Segundo Altemus, a empresa fez progressos significativos nos testes do lander nos últimos meses, mas observou que ainda há testes funcionais pela frente. Ele não detalhou o que vai ser feito durante estes procedimentos, e também não revelou o cronograma para levar o lander a Cabo Canaveral, na Flórida, para o lançamento com o foguete Falcon 9, da SpaceX.
 
Quando for lançada, a IM-1 vai levar diferentes experimentos científicos através de um contrato do programa Commercial Lunar Payload Services, fechado com a NASA em 2019. De acordo com a empresa, o lander será enviado à cratera como uma forma de apoiar o programa Artemis e, se tudo der certo, pode transformar a Intuitive Machines na primeira empresa privada a realizar um pouso na Lua.
 
Futuramente, a empresa planeja lançar a missão IM-2 rumo ao polo sul do nosso satélite natural, levando o lander e o robô Micro Nova Hopper. Ele vai ter recursos para se deslocar saltando pela superfície lunar, e vai poder entrar em áreas nas sombras da Lua, com gelo permanente, e sair delas. A Intuitive Machines planejava lançar esta missão no fim de 2023, mas com as mudanças de cronograma da IM-1, pode ser necessário planejar as datas novamente.

Comentários