INPE Publica Nota Sobre o 'Radiotelescópio BINGO' Que Se Encontra em 'Fase Final de Construção' em Zona Rural da Paraíba

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota postada ontem (02/05) no site oficial do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)’, tendo como destaque o ‘Radiotelescópio BINGO (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutron Gas Observations)’ que está em construção na zona rural do município de Aguiar, na Paraíba, e deverá começar a operar no final de 2023.
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias
 
O Radiotelescópio BINGO, a Cosmologia do Séc. XXI e a Parceria Estratégica Global Com a China: Um Caso de Sucesso
 
Publicado em 02/05/2023 - 00h00
Atualizado em 02/05/2023 - 09h17
Coordenação Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais - Divisão de Astrofísica
 

O radiotelescópio BINGO (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutron Gas Observations) é um instrumento projetado para observar oscilações acústicas de bárions (BAO) na faixa de rádio e ser um identificador dos chamados Fast Radio Bursts, sendo o único radiotelescópio no mundo a estudar BAO num intervalo de frequências de rádio que correspondem à uma época em que o Universo tinha entre 9 e 12 bilhões de anos. Ele está sendo construído na zona rural do município de Aguiar, na Paraíba, e deverá começar a operar no final de 2023.
 
A colaboração BINGO conta com mais de 100 colaboradores, sendo o único projeto científico internacional com a presença majoritária de cientistas brasileiros no comitê de governança do projeto: seis pesquisadores brasileiros e um pesquisador chinês. A Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) coordenam as atividades de construção do instrumento e preparação do software de análise de dados do BINGO. As instituições chinesas com maior grau de participação são a Yangzhou University, o Shangai Astronomical Observatory of the Chinese Academy of Sciences, a University of Science and Technology of China e o 54th Research Institute of China - Electronics Technology Group. Além de Brasil e China, a colaboração conta com a participação de instituições da Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália e África do Sul.
 
O projeto começou oficialmente no final de 2016, com financiamento da FAPESP, e posteriormente recebeu recursos financeiros do MCTI, CNPq, governo da Paraíba, FINEP e de instituições chinesas, através da Yangzhou University. O valor investido no instrumento até o momento é de cerca de trinta e cinco milhões de reais. Os receptores e todo o “front-end” (constituído de cornetas, guias de onda e polarizadores), o projeto óptico e o projeto de engenharia para as fundações do telescópio foram integralmente feitos no Brasil. Os refletores primário e secundário (com 40 m e 34 m de diâmetro, respectivamente) e as estruturas de sustentação estão sendo construídos no 54th Research Institute of China, a partir do projeto óptico brasileiro. Além da instrumentação radioastronômica usual, o BINGO usará também tecnologia de ponta como a nova geração de radares.
 
No último dia 14 de abril, o projeto BINGO foi um dos temas tratados pelos presidentes Lula (Brasil) e Xi Jiping (China) na Declaração Conjunta entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China sobre o Aprofundamento da Parceria Estratégica Global, explicitamente apoiando "o desenvolvimento do Radiotelescópio BINGO, atualmente em construção no Brasil, voltado a pesquisas sobre matéria escura.” Os dois governos têm visto com excelentes olhos os esforços para viabilizar o radiotelescópio BINGO, que realizará, além de pesquisa no estado da arte da cosmologia, a interiorização da tecnologia, da educação científica e a promoção da ciência, tanto no Nordeste do Brasil quanto em algumas regiões da China.
 
Ele é um projeto com as características da ciência do séc. XXI, unindo tecnologia e desenvolvimento social e educacional. Um documento recente do Ministério das Relações Exteriores relata que “os participantes concordaram que o BINGO é relevante iniciativa para impulsionar maior intercâmbio de cientistas e reforçar a cooperação científica sino-brasileira de longo prazo”.A colaboração BINGO tem um enorme potencial de gerar resultados científicos de grande impacto, além de novas tecnologias em sensoriamento remoto, eletrônica, ciência espacial, estatística (inclusive com aplicação em economia e ciência de dados) e diversas outras áreas do conhecimento. O projeto está aberto à membros da comunidade brasileira que tenham interesse em participar dessa empreitada e que possam se juntar à colaboração para explorar a ciência de qualidade que será produzida com os dados do BINGO nos próximos anos.
 
Mais informações sobre o radiotelescópio Bingo podem ser encontradas no site https://bingotelescope.org/pt/.

Comentários