Astrônomos Brasileiros do Observatório Nacional (ON) Encontram 28 Estrelas Viajando a Altíssima Velocidade Na Via Láctea

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (03/05) no site ‘Canaltech’ destacando que pesquisadores brasileiros do Observatório Nacional (ON) descobriram recentemente 28 novas estrelas viajando a altíssima velocidade da Via Láctea com dados do levantamento Javalambre Photometric Local Universe Survey (J-PLUS). Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Olhem ai entusiastas do BS, mais um gol da 'pequena notável' Comunidade Astronômica Brasileira.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Cientistas Brasileiros Encontram 28 Estrelas Se Movendo a Alta Velocidade
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
03 de Maio de 2023 às 15h50
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC/Caltech)

Novas 28 estrelas foram descobertas viajando a altíssima velocidade da Via Láctea, e o deslocamento delas parece ter relação com fenômenos astrofísicos extremos. A descoberta foi feita por pesquisadores do Observatório Nacional, que trabalharam com dados do levantamento Javalambre Photometric Local Universe Survey (J-PLUS).
 
Como o nome indica, as estrelas de alta velocidade são aquelas que viajam pela galáxia rapidamente, movendo-se a 100 km/s ou mais. Já as estrelas recém-descobertas vão ainda além deste número: elas estão se movendo a mais de 400 km/s em relação ao centro da Via Láctea.
 
Normalmente, estas estrelas “apressadas” estão relacionadas a fenômenos extremos, como explosões de supernovas e interações entre estrelas binárias e buracos negros, que podem acelerá-las a velocidades impressionantes. Algo do tipo aconteceu com uma estrela descoberta em 2019: ela se movia a incríveis 1.700 k/s graças a um encontro com Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo no coração da nossa galáxia.
 
(Imagem: Reprodução/NASA, ESA, and A. Feild [STScI])
Grande parte das estrelas identificadas parece ter relação com o halo da Via Láctea.
 
Estas estrelas de alta velocidade foram identificadas por meio de dados fotométricos do levantamento Javalambre Photometric Local Universe Survey (J-PLUS) e de um dos catálogos de dados da missão europeia Gaia. Os autores descobriram que algumas delas parecem ter relação com as estrelas do disco galáctico.
 
Enquanto isso, a maioria das 28 estrelas tem comportamento e características comuns daquelas do halo da Via Láctea, uma nuvem de estrelas que cerca nossa galáxia. É possível que algumas das estrelas encontradas no halo pertençam a estruturas vindas de fusões entre a Via Láctea e galáxias anãs no passado.
 
Se confirmado, este cenário pode trazer informações significativas sobre as origens da nossa galáxia e do papel das estrelas para a história dela. Ainda, as novas estrelas descobertas contribuem para a compreensão de como as estrelas de alta velocidade afetam a formação e evolução da Via Láctea.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Comentários