Projetista-Chefe do Programa de Exploração Lunar da China Revela Que os Chineses Pretende Pousar Taikonautas na Lua até 2030

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada ontem (02/05) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o projetista-chefe do Programa de Exploração Lunar da China, o Sr. Wu Weiren, revelou recentemente que o ‘povo chinês’ definitivamente será capaz de colocar os pés na Lua até 2030. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois então entusiastas do BS, se esse projetista-chefe chinês não estiver com conversa fiada (notem a parte pintada de amarelo no texto selecionado por mim), já disse aqui por varias vezes, a NASA precisa acordar, pois a arrogância e a má avaliação podem levar os Estadunidenses a perder uma vantagem hoje claramente confortável. E aí eles terão de explicar a sua sociedade como isso aconteceu, bem como perder uma corrida que dificilmente poderá ser revertida.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
China Pretende Pousar Astronautas na Lua até 2030
 
A primeira missão tripulada da China à Lua deve ser de curta duração, com outras mais longas programadas mais para frente
 
Por Flavia Correia
02/05/2023 - 16h48
Atualizada em 02/05/2023 - 19h09
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: Supamotionstock.com – Shutterstock

Não é apenas Marte que está na mira da China para as próximas missões de exploração espacial. A nação também tem planos de pousar seres humanos na Lua até o fim desta década.
 
“Até 2030, o povo chinês definitivamente será capaz de colocar os pés na Lua”, revelou Wu Weiren, projetista-chefe do programa de exploração lunar da China, à emissora estatal CCTV.
 
Segundo ele, o país já está trabalhando no hardware necessário para pousar taikonautas (designação para astronautas da China) em solo lunar. Um foguete de próxima geração está em desenvolvimento, bem como um módulo de pouso.
 
Weiren diz que a missão inaugural permitiria uma estadia de curto prazo na superfície lunar, mas que a China também está de olho na construção de uma base permanente, conhecida como Estação Internacional de Pesquisa Lunar, que deve ser construída na próxima década, tornando possível missões mais extensas.
 
Os primeiros passos para este ambicioso projeto incluem missões robóticas ao polo sul da Lua para testar o uso da tecnologia de impressão 3D para criar tijolos a partir do solo lunar.
 
Créditos: Universidade de Huazhong
Ding Lieyun, da Universidade de Huazhong, apresentou o conceito da base lunar chinesa durante uma conferência em Wuhan no mês passado.
Assim como os EUA buscam apoio internacional para o Programa Artemis, a China também está atrás de parceiros para o empreendimento.
 
“Para questões sobre se podemos construir uma casa, fazer tijolos e ter acesso a serviços de comunicação na Lua, espera-se que eles sejam verificados pelos experimentos da Chang’e 8 [missão prevista para 2028], que fornecerão uma garantia para a exploração científica lunar em grande escala no futuro”, disse Wu Yansheng, presidente da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC).
 
“A Estação Internacional de Pesquisa Lunar, construída pela China, está aberta [a parceiros internacionais]. Nos alegraremos com a participação de países desenvolvidos, como os EUA e europeus. Também esperamos que os países do Brics e algumas nações africanas em desenvolvimento se juntem a nós”. Brics é a abreviação que nomeia o grupo de países de mercado emergente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
 
“Apresentamos uma iniciativa para que todos assinem contratos, acordos ou acordos estratégicos de intenção”, disse Yansheng.

Comentários

  1. O Programa Espacial da China (CNSA), é de admirar.
    É um exemplo de Investimento nas empresas Nacionais, Planejamento, Gestão, Valorização dos seus profissionais no setor aeroespacial, aeronáutico e tecnológico.
    Também no incentivo em estudos e Pesquisas em prol do desenvolvimento Espacial Chinês.
    Na CHINA tem ESPAÇO para as Startups e Empresas Nacionais.

    Isso sim, é de fato um VERDADEIRO Programa Espacial.
    Não é uma "Agencia de Marketing ou de viagens".... Para bom entendedor, meia palavra basta. Né Brazizizzillll....

    ResponderExcluir

Postar um comentário