Operação MASER 14

Descrição da Campanha 

Operação: Maser 14 
Foguete: VSB-30 
Numero do vôo do foguete:  29
Data de lançamento:  24/06/2019 
Horário: 08:52 horário local e 06:52 (UTC) 
Apogeu do vôo: 244.8 km 
Tempo de vôo: Aproximadamente 6 minutos 
Alcance: Não divulgado 
Local: Centro de Lançamento Esrange (Suécia) 
Objetivo: Vôo de cinco experimentos científicos europeus a bordo da carga útil Maser 14. 
Resultado: Sucesso Absoluto.

Cargas Úteis Científicas Embarcadas

- Experimento ARLES - Este experimento consistiu em várias experiências, uma das quais visa à criação de revestimentos inteligentes no espaço através da evaporação de gotículas.

- Experimento Surface Tension Tank (STT) - Este experimento consistiu na verificação de nova tecnologia para drenagem de tanques de propulsores de satélite.

- Experimento DUST - O começo das coisas! Este experimento faz parte de uma série de investigações com o objetivo de entender como novos sistemas estelares no Universo são criados a partir de átomos via poeira cósmica.

- Experimento XRMON-GF2 - Monitoramento de raios X, forno de gradiente. Por que alguns metais são melhores que outros - os experimentos nesse campo visam lançar alguma luz sobre essa questão central na ciência dos materiais.

- Experimento Stem cells - Experimento com Células-tronco de mamíferos no espaço

Instituições Envolvidas

ESA - Agência Espacial Européia 
DLR MORABA- Centro Espacial Alemão 
SSC - Swedish Space Corporation 
ULB - Université Libre de Bruxelles (Bélgica) 
UH - University of Hokkaido (Japão)
AMU - Aix-Marseille University (França) 
UUBC - Uppsala University Biomedical Centre (Suécia) 
Space Solutions Co., Korea (Coreia do Sul)

Instituições Indiretamente Envolvidas

AEB - Agência Espacial Brasileira 
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial 
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço

Operação MASER 14

Às 08h52 (horário local), do dia 24 de junho de 2019, o foguete brasileiro VSB-30 da ‘Operação MASER 14 foi lançado com sucesso do Centro Espacial de Esrange, em Kiruna, na Súecia, tendo abordo a carga útil MASER 14 que serve como um sistema para a realização de experimentos em voos de microgravidade de curta duração, fornecendo à comunidade científica uma excelente ferramenta de pesquisa e acesso total ao espaço na Europa, e este foi o primeiro lançamento dos novos serviços de passagens aéreas do programa ‘SubOrbital Express’ da Swerdish Space Corporation (SSC)

O ‘SubOrbital Express’ é um serviço de voo compartilhado aberto a todos, independentemente do objetivo da missão. Que seja um experimento de microgravidade, um sistema que precise ser validado através de um teste de gota ou reentrada, experimento de pesquisa atmosférica, experimento de física de plasma ou simplesmente itens promocionais. O serviço de voo é fornecido em conjunto pela SSC e DLR MORABA.

Este trigésimo voo bem sucedido do foguete VSB-30 levou ao espaço uma carga útil, composta por quatro experimentos de microgravidade de três clientes diferentes, atingindo um apogeu de 245 km e passando pelo menos 6 minutos em microgravidade. Também carregava pequenos itens relacionados à ciência, caridade e promoção.

VÍDEOS: 



FOTOS DA CAMPANHA:



Fontes: Diversas.

Comentários