Irã Começa a Desenvolver Cápsulas Espaciais Para Enviar Homem ao Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (05/01) no site “Sputnik Brasil”, destacando que a República Islâmica do Irã começou a desenvolver cápsulas espaciais para enviar homem ao espaço.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Irã Começa a Desenvolver Cápsulas Espaciais Para Enviar Homem ao Espaço

Sputnik Brasil
05/02/2020 - 05:15
Atualizado 05/02/2020 - 06:39

© AP Photo / Ronald Zak

A República Islâmica do Irã começou a desenvolver cápsulas espaciais com o intuito de enviar astronautas ao espaço, anunciou Mohammad-Javad Azari Jahromi, ministro iraniano da Informação e Tecnologias de Comunicação.

"Hoje, estamos prontos para anunciar isto. Instruímos o centro de pesquisa do Ministério da Ciência a desenvolver cinco cápsulas espaciais a fim de, nos próximos três anos, enviar uma pessoa para órbita de 190 quilômetros", afirmou Jahromi nesta terça-feira (4), conforme citado pela agência de notícias iraniana ISNA.

Em janeiro desde ano, o ministro divulgou que o Irã teria preparado seis satélites para serem lançados ao espaço. Além disso, em outubro do ano passado, Jahromi afirmou que o país persa planejava lançar na órbita da Terra novos satélites até o final do atual calendário iraniano, que acaba em 19 de março.

Anteriormente, o ministro também declarou que o país estava planejando enviar um homem ao espaço, mas seria necessário o apoio de outros países. A Rússia figuraria como uma possível parceria, como um dos países com os quais o Irã desejaria negociar um acordo de assistência para a missão histórica de levar um iraniano à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).


Fonte: Site Sputnik Brasil - https://br.sputniknews.com

Comentário: Bom leitor, eu não sei se este anuncio de agora do ministro iraniano Mohammad-Javad Azari Jahromi foi motivado ou não pelo anuncio feito ontem pelo ex-presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), o Sr. G Madhavan Nair, de que a Índia estaria se preparando para enviar em dezembro de 2021 a sua primeira viagem tripulada à órbita da Terra, mas a verdade é que pelo visto o Iran também entrou de vez na corrida espacial e pode se tornar em breve o quinto país do planeta a colocar astronautas em órbita, realmente um feito digno de destaque. Enquanto isso na Republica das Bananas...

Comentários

  1. Sobre a questão, enviar um astronauta iraniano na ISS, pode esquecer, os outros parceiros majoritários (le-se EUA e ESA), NÃO IRÃO ACEITAR...Parece mais propaganda governamental baseada em fakenews..

    ResponderExcluir

Postar um comentário