Missão Garatéa Esclarece de Vez os Seus Planos Para 2020

Olá leitor!

Pois é, enquanto o Governo Bolsonaro, o Ministério da Defesa e o MCTIC continuam perdidos na falta de atitude e nas ações equivocadas quanto ao nosso “Patinho Feio”, algumas horas atrás o Eng. Lucas Fonseca, da startup espacial brasileira “Airvantis” (será que continuará brasileira???), e líder da Missão lunar Garatéa-L e de seus programas educacionais derivados (Garatéa-ISS e Garatéa-E), publicou em sua página oficial no Facebook uma outra nota dessa vez esclarecendo melhor (já havia genericamente no início de janeiro divulgado - reveja aqui) os planos da empresa para o ano de 2020, planos estes que trago logo abaixo para você leitor na íntegra.

“Fiz isso ano passado, resolvi repetir.

quais os planos para 2020 e como pretendo impactar a área espacial no Brasil: 

GARATÉA: 

- Vamos fundar o Instituto Garatéa agora no primeiro trimestre. Isso vai permitir maior flexibilidade para captação financeira e um modo de oficializar todo o legado que estamos construindo.

- Garatéa-ISS vai ter mais uma edição. Estamos indo para o quarto lançamento de experimentos educacionais brasileiros para a Estação Espacial Internacional. QUARTO ANO DE ISS, vocês tem noção como isso é legal?

- Pretendemos anunciar oficialmente a data exata da Garatéa Lunar esse ano ainda. A Garatéa Lunar não necessariamente vai ser a Garatéa-L, estamos estudando outros formatos de missões lunares. A minha empresa, Airvantis, vai ser a catalizadora de recursos para executar a missão. 

GUATÁ: 

- Temos um novo projeto, spin-off das atividades educacionais da Garatéa. O projeto Guatá (caminho em Tupi-Guarani) é uma iniciativa custeada por edital público da cidade de Diadema, onde vamos implementar por um ano um programa de educação através da investigação científica para crianças de 7-9 anos.

450 estudantes da cidade de Diadema, provenientes de 5 escolas municipais distintas, vão participar de nosso programa piloto. Temos um time de 14 pessoas que mistura pesquisadores da Garatéa, da UFABC, da Unifesp e da USP. Pretendemos criar um modelo para ser aplicado em outras cidades brasileiras, sendo que todo conteúdo educacional criado pelo programa será liberado gratuitamente na internet.

Esse é o primeiro projeto que desenvolvo com verba pública e é fruto do excelente relacionamento da Garatéa com a cidade de Diadema. Somos gratos à cidade por acreditar que a ciência pode transformar a vida dos estudantes. 

NEWSPACE: 

-Vamos lançar o movimento NewSpace Brasil. Como parte das atividades, teremos ciclos de palestras e um programa para startups, que rodaremos dentro do Onovolab em São Carlos. Já temos o dinheiro alocado para 5 anos de programa, e escolheremos até 4 startups por ano para receber um aporte financeiro. O programa vai ser lançado ainda no primeiro trimestre de 2020 e vai criar o maior ecossistema de NewSpace da América Latina nos próximos anos. 

AIRVANTIS: 

-Vamos começar a implementar a primeira constelação de satélites brasileiros. Mais info em breve. 

PESSOAL: 

-Estou fixando residência em Chicago. Essa nova fase vai permitir criar pontes do mercado americano (ou mesmo mundial) com minhas iniciativas no Brasil. Obviamente continuarei presente no Brasil para tocar todas as iniciativas, além de contar com um time cada vez maior de pessoas me ajudando a viabilizar todas essas frentes em nosso país.

-Vou começar um Podcast direto de Chicago para falar sobre o futuro. Mais info em breve.

----------------------------------- xx -----------------------------------------

Com muita empolgação vejo todas as sementes plantadas lá atrás crescendo de tamanho. Trabalhar com espaço já é difícil em qualquer lugar no mundo, mas no Brasil é um nível acima de dificuldade. Fico feliz de saber que as coisas estão funcionando.

Agradeço à todas as pessoas que fazem parte desse caminho: estudantes, pesquisadores, parceiros comerciais e colaboradores de minhas atividades.

Agradeço ainda aos meus investidores e patrocinadores, que viabilizam a implementação de tantos projetos legais em terras tupiniquins.”

Pois é leitor, e eu como “Cidadão Brasileiro” fico a me perguntar: Como um profissional deste quilate com serviços prestados a sua sociedade na área de educação, muito mais significativos do que essa Agencia Espacial que é uma tremenda piada, é obrigado a deixar o país sem sequer ter obtido qualquer apoio do governo???? Porque se continua apostando em profissionais ineficientes, dinossauros da incompetência e corruptos, alimentando um sistema que nunca funcionou para o país, mas que sempre beneficiou a esses maus brasileiros e suas empresas coligadas???? Invés de apostar nessa massa de jovens inovadores que vem surgindo no setor com vontade de mostrar serviço, com competência já comprovada e que estão querendo uma oportunidade de mostrarem do que são capazes.

Afinal amigo leitor nenhum deles tem os recursos disponíveis como o Sr. Elon Musk tinha quando deu início a sua SpaceX, além do que as dificuldades que o aloprado do Sr. Musk teve de enfrentar, estão há anos luz de distância das dificuldades enfrentadas por esses pequenos empresários brasileiros que vivem num universo totalmente hostil as suas atividades.

Pois então, são perguntas que como Cidadão Brasileiro eu faço ao Presidente Bolsonaro, ao Ministro Fernando Azevedo e Silva (MD) e ao Ministro Marcos Pontes (MCTIC). Porque continuar investindo no que não deu certo invés de investir no que está dando certo? Perder um profissional como o Eng. Lucas, entre outros (que podem por força maior acabar deixando o país), sem sequer dar-lhe a oportunidade de mostrar do que ele é capaz, é de uma tremenda burrice sem precedentes, e repete os erros de outrora, e mesmo que os planos do Eng. Lucas continue incluído o Brasil (devido a sua consciência cidadã), certamente não será a mesma coisa se ele estivesse vivendo entre nós com todo o apoio que precisasse, foi assim que os americanos chegaram a Lua, apoiando naquela época quem realmente tinham de apoiar, não é verdade Ministro Marcos Pontes?

Duda Falcão

Comentários

  1. O Lucas Fonseca é um cara extremamente competente e capaz, acho que até ele percebeu que se continuar por aqui a coisa não vai dar em nada, mudou para um país sério, que dá chances para quem tem talento e competência, não vai demorar muito para ele achar um investidor por lá e consequentemente irá transferir a Airvantis para os EUA, talvez não tanto porque ele quer, mas porque esse será o único jeito dele manter a sua empresa incipiente, triste, muito triste tudo isso, por isso sempre digo, esse país esta fadado a ser um mero celeiro para o mundo. Outro dia li um a reportagem de startups brasileiras estarem se mudando para a Estônia, sim a Estônia para poderem empreender e seguir em frente, porque segundo um dos brasileiros que foram para lá, disseram que se continuassem aqui a chance da sua empresa incipiente fracassar era quase certa, o governo brasileiro, seja ele quem for, detesta ciência, detesta pessoas empreendedoras, detesta que as pessoas possam andar por suas próprias pernas

    ResponderExcluir

Postar um comentário