INPE Realiza Curso de Verão em Geoinformática e Ciência de Dados

Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (05/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Programa de Pós-Graduação Aplicada (PG-CAP) em parceria com a Coordenação-Geral de Observação da Terra (CGOBT) ofereceram pela primeira vez o Curso de Verão em Geoinformática e Ciência de Dados

Duda Falcão

NOTÍCIA 

INPE Realiza Curso de Verão em Geoinformática e Ciência de Dados 

Por INPE 
Publicado: Fev 05, 2020 

São José dos Campos-SP, 05 de fevereiro de 2020

O Programa de Pós-Graduação Aplicada (PG-CAP) em parceria com a Coordenação-Geral de Observação da Terra (CGOBT) oferecem pela primeira vez o Curso de Verão em Geoinformática e Ciência de Dados. O curso acontece no INPE de 27 a 31 de janeiro de 2020. O curso é direcionado a alunos de graduação das áreas de computação e afins e visa disseminação de conhecimento, inovação e de pesquisas acadêmicas realizadas nessas áreas por grupos do INPE.

Segundo Gilberto Queiroz, tecnologista da CGOBT e um dos organizadores do curso, “a ideia é já trazer para alunos de graduação o interesse por esses temas, através de uma semana de aulas e atividades práticas”. Os organizadores receberam 150 inscrições e 30 foram selecionados. Os alunos vieram de 11 instituições: UFLA e LEMAF;  UNB;  Fatec SJC e Jacareí; UNESP Rio Claro; UERJ; UNIFESP SJC; UFG/LAPIG; UFRJ e UFPR.

Já Rafael Santos, coordenador da PG-CAP e também organizador do curso, comenta "o curso também serve como uma forma de atrair bons candidatos para os programas de pós graduação e para estabelecer parcerias. Já fomos contactados para oferecer o curso fora do INPE". Vários alunos do PG-CAP estão ajudando nas aulas, repassando suas experiências.

Os organizadores destacam que essa é a primeira edição desse curso de verão. Considerando a grande procura os organizadores sentem motivados para usar essa experiência, aprimorar o curso e continuar oferecendo-o nos próximos anos.

Lubia Vinhas e Karine Ferreira (CGOBT) também participaram como instrutoras do Curso de Verão em Geoinformática e Ciência de Dados – 2020.


Foto: Gilberto Ribeiro e Rafael Santos, ao fundo e alunos durante o Curso de Verão em Geoinformática e Ciência de Dados – 2020.
Foto: Instrutores e alunos durante o Curso de Verão em Geoinformática e Ciência de Dados – 2020.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022