NASA Premia Pesquisador do INPE Por Melhoria em Modelo Climático

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (06/02) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que a NASA premiou com o "Award for Scientific Achievement” o pesquisador brasileiro ‘Saulo Ribeiro de Freitas’ que liderou a equipe que desenvolveu o novo modelo de previsão do tempo da agência espacial americana.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

NASA Premia Pesquisador do INPE Por Melhoria em Modelo Climático 

Por INPE 
Publicado: Fev 06, 2020 

São José dos Campos-SP, 06 de fevereiro de 2020 

Saulo Ribeiro de Freitas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), recebeu o "Award for Scientific Achievement" por seu trabalho no grupo de modelagem e assimilação de dados climáticos (GMAO) da agência espacial norte-americana (NASA).

Freitas é pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE e, desde 2000, atua em estreita colaboração com o centro de pesquisas da NASA.

Seus estudos abrangem os seguintes temas: poluição do ar e química atmosférica, parametrização de convecção e de superfície, dinâmica, queimadas e seus impactos em mudanças do tempo, clima e saúde pública, previsão numérica de tempo integrada com química e aerossóis atmosféricos.

No GMAO, foi reconhecido por aperfeiçoar esquemas de convecção rasa e profunda e pela recalibração da camada limite e da microfísica da nova versão do GEOS, o modelo climático global da NASA.

Conforme o certificado abaixo, o brasileiro contribuiu para a mais significativa melhoria de desempenho na história dos sistemas GEOS.



Fonte: Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br 

Comentário: Pois é, e aí está o reconhecimento internacional de um pesquisador que apresenta resultados. E leitor, o cabra é brasileiro, curioso isso, não? Então, diante disso cabe o Ministro Marcos Pontes correr atrás para ver como instalar esse mesmo modelo de previsão de tempo no Brasil. Essa foi fácil né ministro??? De mão beijada, falta o lançador, esse sim precisa de sua real atitude para dar um rumo definitivo a esse projeto, chega de blá-blá-blá, a sociedade quer resultados.

Comentários

  1. Duda cadê as novidades?
    Curiosidade..kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blog Luiz!

      Quando eu puder divulgar, divulgarei, tá ok amigo? Tudo na vida tem o seu momento.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Precisamos reunir artigos e publicações para esse feito histórico, engraçado que tamanha importância não esteja sendo veiculada pela nasa..

    A palavra chave que liga o assunto as fontes são Grell-Freitas (GF).

    http://satelite.cptec.inpe.br/repositorio9/wcrp/presentations/29/29012018_1100.pdf
    https://gmao.gsfc.nasa.gov/research/science_snapshots/2019/scale-aware_convection.php
    https://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/20190029612.pdf
    https://journals.ametsoc.org/doi/full/10.1175/MWR-D-15-0311.1
    https://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/20180000633.pdf

    ResponderExcluir

Postar um comentário