Laser de Raios Gama Mais Próximo da Realidade

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada dia (03/02) no site “Inovação Tecnológica” destacando que Laser de Raios Gama mais próximo da realidade e uma de suas aplicações poderá ser a Propulsão Espacial.

Duda Falcão

ENERGIA

Laser de Raios Gama Mais Próximo da Realidade

Redação do Site Inovação Tecnológica
03/02/2020

[Imagem: I. Pittalwala/UC Riverside] 
O professor Allen Mills fez a demonstração teórica, mas já está trabalhando nos experimentos para demonstrar o laser de raios gama.

Laser de Matéria e Antimatéria 

Um físico da Universidade da Califórnia em Riverside, nos EUA, demonstrou que bolhas esféricas de um gás de átomos de positrônio são estáveis no hélio líquido.

Com vida extremamente curta e apenas brevemente estável, o positrônio é um átomo semelhante ao hidrogênio, só que resultante da união de um elétron (matéria) e um pósitron (antimatéria) - especificamente, estados ligados de elétrons e suas antipartículas, chamadas pósitrons.

Como tudo pode ser construído com a tecnologia atual, a demonstração representa um caminho para a concretização de um laser de raios gama, que pode ter aplicações em propulsão de naves espaciais, computação quântica, imagens médicas e tratamentos de câncer.

A descoberta do professor Allen Mills viabiliza o caminho mais promissor para essa tecnologia futurística, baseada na construção de um laser de raios gama pela aniquilação de matéria e antimatéria. 

Laser de Positrônio 

Para criar um feixe de laser de raios gama, o positrônio precisa estar em um estado chamado condensado de Bose-Einstein, uma coleção de átomos no mesmo estado quântico, permitindo interações suficientes para a emissão de radiação gama.

[Imagem: Arkady Gonoskov]

"Meus cálculos mostram que uma bolha contendo um milhão de átomos de positrônio, [mergulhada] em hélio líquido, teria uma densidade numérica seis vezes maior que a do ar comum e existiria como um condensado de matéria-antimatéria Bose-Einstein," disse o professor Allen Mills.

O hélio, o segundo elemento mais abundante do Universo, existe na forma líquida apenas a temperaturas extremamente baixas. O professor Mills explicou que o hélio tem uma afinidade negativa pelo positrônio - bolhas se formam no hélio líquido porque o hélio repele o positrônio.

Indo além dos cálculos, Mills afirmou que já está trabalhando na configuração de um feixe de antimatéria, em uma tentativa de produzir as exóticas bolhas no hélio líquido.

"Os resultados [esperados] a curto prazo de nossos experimentos podem ser a observação de tunelamento do positrônio através de uma folha de grafeno, que é impermeável a todos os átomos de matéria comuns, incluindo o hélio, bem como a formação de um feixe de laser de átomos de positrônio, com possíveis aplicações em computação quântica," disse Mills. 

Bibliografia: 

Artigo: Positronium Bose-Einstein condensation in liquid 4He bubbles 
Autores: Allen P. Mills Jr
Revista: Physical Review A
Vol.: 100, 063615
DOI: 10.1103/PhysRevA.100.063615


Fonte: Site Inovação Tecnológica - https://www.inovacaotecnologica.com.br

Comentário: Bom leitor fica claro pela matéria acima de que o estudo do Dr. Allen Mills está ainda só no início e tem muito trabalho pela frente, porem resolvi postar essa notícia aqui porque pode ser do interesse para o nosso Instituto de Estudos Avançados (IEAv) que tem equipes de pesquisadores que trabalham com Lasers, e inclusive até 2015/2016 (creio eu) este instituto cooperava com o Laboratório da Força Aérea dos EUA num projeto de propulsão espacial a laser, uma das aplicações citadas na matéria acima. Segundo notícias que chegaram a minha pessoa vinda do IEAv, os estudos em Propulsão a Laser (não necessariamente com o laboratório da USAF) voltarão a ser pauta importante dentro do IEAv, mas somente após o lançamento do Veículo 14X-S em outubro deste ano. Neste momento todo Departamento de Hipersônica do IEAv está envolvido para cumprir este cronograma e lançar o veículo 14X-S na data prevista, já que é uma questão de honra para o Cel. Av. Lester de Abreu Faria, seu atual diretor (até o dia de amanhã 04/02 quando haverá a solenidade de passagem de direção para o seu novo diretor Cel. Eng. Fábio Andrade Almeida). afinal leitor para esse militar promessa é promessa e cá para nós, já chega de fantasias sem resultados. Mas fica a pergunta leitor, será que o novo diretor terá o mesmo compromisso e competência??? Teremos de aguardar para vê.

Comentários