Fogueteiro Gaúcho Homenageia Monstros Sagrados do Foguetemodelismo Brasileiro

Olá leitor!

Após ser informado pela minha pessoa no final de semana passado sobre a passagem do nosso querido Prof. Félix Santana do “Centro de Estudos de Foguetes Espaciais do Carpina (CEFEC)”, de Carpina-PE, na manhã de hoje, por e-mail enviado aos principais fogueteiros do país, um dos pioneiros do Foguetemodelismo Brasileiro que andava sumido, o Sr. Paulo Gontran Ramos (vulgo ‘Príncipe de Pelotas’) do ‘Centro Gaúcho de Pesquisas Aeroespaciais (CEGAPA)’ desta cidade gaúcha, escreveu algumas palavras em memória e em reconhecimento ao trabalho realizado por este já saudoso pioneiro em foguete modelo no Brasil, o Prof. José Félix de Santana, bem como a um outro pioneiro que também já nos deixou, o Cap. Basílio Baranoff. Veja abaixo na integra estas palavras.

Duda Falcão

Bom dia a todos(as).

Prof. José Félix Santana
Recebemos telefonema, no final de semana passado, do amigo Duda Falcão, nos cientificando do falecimento de nosso querido amigo e pesquisador pioneiro em foguete modelo, Prof. José Félix de Santana.

Devido às férias estive um tanto afastado das notícias e não estávamos a par desse triste passamento.

Félix foi um marco na pesquisa espacial não profissional, ou amadora, que no exterior é tão valorizada e que aqui, infelizmente, ainda não sensibilizou as autoridades e órgãos de pesquisa oficial como deveria, exceto, talvez, em algumas ações dispersas e de baixo investimento, ao contrário do que ocorre no exterior onde as agências espaciais, inclusive a NASA,  investem nos grupos de foguetes como fonte de "pessoal pensante", para o futuro de suas pesquisas.

Junto com o Cap.Baranoff, o Prof.Félix foi um dos baluartes pioneiros da atividade no Brasil onde, entre outras iniciativas, foram sócios na fabricação do foguete-modelo Sondinha, de grande sucesso até hoje, embora de fabricação descontinuada, infelizmente.

Conhecemos o Prof.Félix, pela primeira vez, quase ao mesmo tempo em que conhecemos o Cap.Baranoff, no CTA-IAE, durante a I Reunião Nacional de Clubes Espaciais, em 1974.

Entretanto já mantínhamos correspondência anterior com eles através de nossos grupos de foguete (o do Prof.Félix, CEFEC, em Carpina-PE, completou mais de 50 anos de existência) sendo, à época, o Cap.Baranoff, lider dessas atividades no CTA-IAE.

Posteriormente, tivemos a sorte de visitar o Prof.Félix em Carpina, por 3 vezes,onde fizemos alguns lançamentos em conjunto. Em uma dessas oportunidades contamos com a presença do Piloto Cássio, grande aficionado de foguetes na Bahia e, também, pioneiro de foguetes amadores. Amigo nosso de longa data, (presidente do CEFAB).

Paulo Gontran Ramos
Durante anos mantivemos comunicação frequente com o Félix, de onde recebíamos muitas dicas na área de foguetes educacionais e organização de grupos, dada sua larga experiência nesses assuntos, tanto técnicos quanto administrativos.

Félix era inigualável e, certamente, nos fará muita falta. Que sua memória seja reverenciada e que não percamos o afinco e paixão com que ele lutava pela pesquisa espacial "amadora" no Brasil, assim como nosso dileto Baranoff, que o antecedeu na passagem.

Um abraço a todos !

Paulo Gontran Ramos
CEGAPA
Pelotas - RS

Comentários