Engenheiro Cria Solução Que Estabiliza e Gira Satélites em Órbita

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (26/02) no site “Olhar Digital” destacando que Engenheiro Espacial da Universidade de Illinois criou solução que Estabiliza e Gira Satélites em Órbita.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO 

Engenheiro Cria Solução Que Estabiliza e Gira Satélites em Órbita

Até então, não se tinha um mecanismo capaz de controlar os pequenos movimentos de satélites já lançados ao espaço 

Por Nina Gattis,
Editado por Fabiana Rolfini
Olhar Digital
Fonte: Tech Xplore 
26/02/2020 - 15h24


Um doutorando em Engenharia Espacial pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, buscava uma solução que estabilizasse satélites que vibram em órbita e não conseguem capturar imagens nítidas. No fim das contas, ele conseguiu não só isso, como também teve sua ideia patenteada.

Vedant, o engenheiro espacial que inventou o mecanismo capaz de estabilizar satélites vibratórios, percebeu que sua criação também era capaz de girar os grandes objetos que saem universo afora fotografando o desconhecido.

"Desenvolvemos, com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma maneira de cancelar as vibrações de um satélite vibrando seus painéis solares na direção oposta - cancelamento de ruído ativo", explicou. "Depois de desenvolver um modelo matemático e usar entradas aleatórias, percebi que podia afastar o satélite do ponto de repouso original, o que foi inesperado. Em uma análise mais aprofundada, descobri que havia um novo recurso no sistema - além do isolamento da vibração, ele pode realmente girar o satélite no espaço arbitrariamente".


Ainda segundo ele, a descoberta, que deu tão certo, foi acidental. "Eu estava pressionando teclas aleatórias para ver se o sistema funcionava ou não e ele fazia algo muito incomum. Parou de tremer, mas, em vez de voltar à sua posição original, mudou-se para um lugar diferente e parou. Pensei que fosse um erro de matemática, então eu procurei mais nele. E acabou sendo uma nova maneira de mover o painel”, contou Vedant.

Com a ideia patenteada pela Universidade de Ilinois, empresas que projetam, constroem e lançam satélites têm demonstrado grande interesse na solução. Por enquanto, o projeto ainda é um protótipo, mas, futuramente, o objetivo do engenheiro espacial é aplicá-la à realidade e licenciar seu produto.


Fonte: Site Olhar Digital -  https://olhardigital.com.br 

Comentário: Interessante, mas será que essa tecnologia vai funcionar mesmo? Existem pesquisadores da área que tem duvidas quanto a eficácia da mesma, mas enfim, vamos aguardar. Outra coisa, será que o autora da matéria não poderia ter dado o nome completo do inventor? Afinal leitor apesar do nome incomum, deve existir outro ‘Vedants’ por aí, e o credito tem de ser dado da forma correta a quem fez por merecer. Falando nisso, aproveito para agradecer ao Dr. Waldemar Castro Leite pelo envio desta notícia.

Comentários