Ministro da Defesa e Presidente do BNDES Assinam Protocolo Para Desenvolver a Base Industrial de Defesa

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (20/02) no site do Ministério da Defesa (MD) destacando que o ministro desta pasta e  o Presidente do BNDES assinaram protocolo para desenvolver a Base Industrial de Defesa.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Ministro da Defesa e Presidente do BNDES Assinam Protocolo Para Desenvolver a Base Industrial de Defesa 

Por Mariana Alvarenga
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 17h26 

Brasília, 20/02/2020 – Nesta quinta-feira (20), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Nacional (BNDES), Gustavo Montezano, assinaram protocolo de intenções para apoiar o desenvolvimento da Base Industrial de Produtos de Defesa. O documento visa fomentar as empresas do segmento.

Na solenidade, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ressaltou a importância dessa assinatura. “Devemos, cada vez mais, entrar nesse mercado, para o bem do nosso povo e para a garantia da nossa soberania”, afirmou.

Fotos: Alexandre Manfrim
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, durante assinatura do Protocolo de Intenções entre o Ministério da defesa e BNDES.

Marcos Degaut, Secretário de Produtos de Defesa, destacou que o fortalecimento da indústria de defesa deve ser prioridade. “É essa indústria que proporciona, em grande parte, os meios para se preservar e aprimorar as capacidades necessárias à prontidão e ao emprego do aparato militar quando se fizer necessário”.

Ministério da Defesa e BNDES assinam acordo para fomentar a Base Industrial de Defesa.

O Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, explicou que a assinatura do protocolo de intenções marca a segunda etapa da missão. “Dada a nossa necessidade de sermos mais competitivos no mercado global, temos que aprender a jogar esse jogo de fazer o financiamento da exportação. Porque se a gente quer que o empresário compita a nível internacional, temos que dar a ele a ferramenta para jogar esse jogo de igual para igual”, reiterou.

Aeronave de transporte KC-390, PROSUB e Viatura Blindada de Transporte de Tropas Guarani - Ilustração de Glauco Barbosa, estagiário sob supervisão de TC Ribeiro.

Também estiveram presentes na cerimônia, o Ministro da Economia, Paulo Guedes; o Ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; o Tenente Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Raul Botelho; o Secretário Geral do Ministério da Defesa e o Almirante Almir Garnier Santos.



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Comentário: Para a área de Defesa esta notícia deve estar sendo muito comemorada, já que sempre foi um desejo de todos que o BNDES liberasse recursos tanto para o Setor de Defesa como para o Setor Aeroespacial. Entretanto leitor, o Setor Espacial não foi citado na nota acima e mesmo que esteja nas pretensões do governo e do BNDES também investir no setor espacial nas questões de interesse da Defesa, será necessário primeiro fazer uma reflexão séria sobre o caminho que deverá ser seguido se realmente quisermos ser competitivos, pois do jeito que está, melhor esquecer tudo e comprar feito, admitindo assim a nossa total incompetência e se sujeitando a ser um mero coadjuvante nas próximas décadas. Ou se faz da forma correta, ou é melhor investir esses recursos em outras áreas que tragam resultados concretos a Sociedade Brasileira como um todo, e não a grupos empresariais de maus brasileiros que há décadas vivem do mal uso dos recursos públicos.

Comentários