Estudantes Já Podem Se Inscrever na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Olá leitor!

Segue uma nota triste postada dia (26/02) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciando que Estudantes já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Estudantes Já Podem Se Inscrever na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 26/02/2020 - 19h22
Última modificação: 27/02/2020 - 17h30


Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o País terão até o dia 15 de março  para se inscrever na 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A OBA é um concurso, no qual são aplicadas provas com conteúdo compatível com o abordado pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. As provas são constituídas de sete perguntas de Astronomia e três de Astronáutica, a maioria das questões envolve raciocínio lógico.

Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, e  promover a difusão dos conhecimentos básicos das atividades aeroespaciais.

A Olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros destinam-se a alunos do ensino fundamental, enquanto o quarto  a alunos do ensino médio. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida em cada nível. Na competição do ano passado, a olimpíada registrou recorde de participantes, ou seja, 884.979 estudantes de mais de 9 mil escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. 

Premiação 

Todos os alunos receberão certificado de participação. Também serão distribuídas, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, cerca de 50 mil medalhas de ouro, prata e bronze. Os 60 melhores classificados na OBA serão selecionados para participar da próxima Jornada Espacial, que acontece no fim do ano. Serão pré-selecionados alunos do ensino médio com as melhores notas de Astronáutica e que ainda não participaram da Jornada Espacial. Os professores representantes da OBA nas escolas que tiverem seus alunos pré-selecionados também serão convidados a acompanhar a Jornada Espacial.

As escolas interessadas em participar da 23ª OBA devem preencher a ficha de inscrição, disponível aqui. As inscrições são gratuitas.

Informações acesse o Regulamento da OBA. 

Mostra Brasileira de Foguetes 

Estudantes de escolas públicas e particulares do ensino fundamental, médio e superior estão convidados a se inscrever na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento é uma competição de foguetes de material reciclável com o objetivo de obter maior alcance do horizonte possível.

A escola pode realizar os lançamentos dos foguetes em qualquer dia e hora desde que seja até o dia 15 de maio. Os professores das escolas inscritas coordenarão os lançamentos dos foguetes, cuidarão de todos os aspectos da segurança do evento e medirão as informações sobre o alcance dos foguetes. Os artefatos podem ser lançados por alunos individualmente ou por equipes de no máximo três (3) alunos.

A MOBFOG tem quatro níveis distintos. Alunos do nível 3 e 4 que tenham lançado foguetes com alcance acima de 80 metros serão selecionadas para participar das Jornadas de Foguetes. Informação sobre tipos de foguetes e inscrição acesse o Regulamento da MOBFOG. 

Sobre a AEB 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Comentários