Direção Visita Centros Regionais do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (04/02) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que Direção do Instituto esteve visitando os Centros Regionais do INPE.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Direção Visita Centros Regionais do INPE 

Por INPE 
Publicado: Fev 04, 2020 

São José dos Campos-SP, 04 de fevereiro de 2020 

Presente em todas as regiões do País, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalações e importantes projetos em Santa Maria (RS), Eusébio (CE), Cuiabá (MT), Belém (PA) e Natal (RN). Darcton Damião e Ronald Buss, diretor e chefe de Gabinete, respectivamente, estiveram na semana passada em centros e unidades regionais para conhecer e fomentar a interação e o desempenho de projetos operacionais e científicos da instituição realizados pelo Brasil.

No Centro Regional da Amazônia (CRA), localizado em Belém, houve apresentações dos projetos DETER Cerrado e DETER Amazônia. Os dirigentes conheceram salas de treinamento, auditório, videoconferência, entre outras instalações do CRA dedicadas à disseminação do conhecimento do INPE sobre o monitoramento ambiental por satélites.

As missões e ações do CRA estabelecidas por decretos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o quadro de recursos humanos, os processos de compras que são executados no Centro, assim como os projetos e perspectivas na área de sensoriamento remoto, também foram mostrados à Direção do INPE.

Ainda em Belém, foram analisadas as atuais parcerias e possibilidades futuras de interação do CRA/INPE, bem como as cooperações já em andamento com instituições de pesquisa e ensino de diversas partes do mundo. Na reunião com colaboradores deste centro regional, Damião destacou o papel atribuído ao INPE pelo MCTIC na Amazônia, região que tem se mostrado importante para o ministério. 

Recepção de Imagens 

A Estação Terrena de Cuiabá (ETC) é parte da Unidade Regional do Centro-Oeste e, entre suas características, está a privilegiada localização geográfica para o rastreio de dados de satélites. Foram verificados pela Direção os sistemas de antenas, coleta de dados, infraestrutura de energia e de comunicação, bem como período de visibilidade, demandas de recursos humanos e as cooperações internacionais para recepção de imagens de satélites.

Salas de controle e todas as funcionalidades necessárias para a operação de uma Estação de Recepção e Gravação (ERG) de imagens de satélites também são mantidas pelo INPE em Cuiabá. Durante a visita da Direção, foi ainda apresentado um estudo sobre as interferências eletromagnéticas nas recepções das imagens de satélite causadas por torres de telefonia celular e as soluções encontradas. 

Ciência e Aplicações 

Um dos principais objetivos do INPE é a parceria com universidades e instituições de pesquisas das regiões onde estão instalados os seus centros e unidades.

No Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, por exemplo, há estreita colaboração com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A presença no Sul do Brasil também facilita as atividades relacionadas ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), do qual o INPE participa ativamente desde o seu início, nos anos de 1980.

Já o Centro Regional do Nordeste (CRN) do INPE está localizado em Natal, onde são realizados serviços e pesquisas em áreas que abrangem desde o desenvolvimento de cubesats até a operação do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais, essencial para o monitoramento de índices meteorológicos nas regiões mais remotas do território brasileiro.

O diretor e o chefe de Gabinete também estiveram em Euzébio, na região metropolitana de Fortaleza, onde o INPE possui um rádio-observatório dedicado a estudos sobre geodésia espacial em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Centro Regional Sul - Santa Maria (RS).
Unidade Regional Centro Oeste - Cuiabá (MT).
Centro Regional do Nordeste - Natal (RN).
Centro Regional do Nordeste - Eusébio (CE).


Fonte: Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br

Comentários