Abertas Inscrições Para Mestrado e Doutorado na China

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (03/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que estão abertas inscrições para Mestrado e Doutorado na China.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Abertas Inscrições Para Mestrado e Doutorado na China

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 03/02/2020 - 20h31
Última modificação: 05/02/2020 - 14h22




O Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico (RCSSTEAP – China) oferece até três bolsas de estudos para Mestrado ou Doutorado na Beihang University of Aeronautics and Astronautics (BUAA), em Pequim, na China, com início em setembro de 2020.

As áreas contempladas pelo Master Program on Space Technology Applications (MASTA) são Comunicações Satelitais e Sistemas Globais de Navegação por Satélite (SC&GNSS), Sensoriamento Remoto e Sistemas de Geoinformação (RS&GIS) e Política e Direito Espacial e Ciência Espacial e Meio Ambiente. O Doctoral Program on Space Technology Applications (DOCSTA) não oferece áreas específicas.

Os interessados serão pré-selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB), cabendo ao RCSSTEAP a seleção final. O curso tem duração estimada de 1 ano e 9 meses para o Mestrado e de 3 a 4 anos para o Doutorado, tendo os seguintes pré-requisitos para os candidatos:

. Ter menos de 35 anos de idade no ano de admissão para Mestrado e menos de 40 anos para Doutorado;

. Ter alguma experiência profissional ou em pesquisa em tecnologias na área espacial;

. Possuir o grau de Bacharel (ou equivalente) em áreas do conhecimento afins ao programa para Mestrado; possuir Mestrado (ou equivalente) em áreas de conhecimento afins ao programa para Doutorado;

. Possuir histórico de atuação em pesquisa em áreas do conhecimento afins ao programa;

. Ter bom domínio da língua inglesa e capacidade de participar de aulas ministradas no referido idioma;

Considerando os prazos impostos pelo RCSSTEAP, os interessados devem observar atentamente o cronograma e os procedimentos a seguir:

I. 1ª Etapa – Pré-seleção (a cargo da AEB) | Período: 05/02/2020 a 21/02/2020.

a) Preencher os documentos abaixo e enviar para mastabuaa@aeb.gov.br, junto com:

. Application Form for Chinese Government Scholarship;

. Diploma de Educação Superior (fotocópia autenticada ou original) ou Certificado de Data Esperada de Graduação da universidade que estuda atualmente (acompanhado de tradução oficial para a língua inglesa);*

. Diploma de Mestrado, se a candidatura for para o DOCSTA (fotocópia autenticada ou original acompanhado de tradução oficial para a língua inglesa);*

. Estudo ou Plano de Pesquisa (mínimo de 500 palavras, em inglês ou acompanhado de tradução oficial);*

. Duas Cartas de Recomendação de Professores ou Especialistas Acadêmicos (em inglês ou acompanhadas de tradução oficial);*

. Resultados do TOEFL ou IELTS (ou outros certificados de Proficiência em Inglês) ou do or HSK (Teste de Proficiência em Chinês);

. Fotocópia da Primeira Página do Passaporte (página de informações);

. Fotocópia do Formulário de Exame Físico e do Relatório de Exame de Sangue, conforme FOREIGNER PHYSICAL EXAMINATION FORM (acompanhados de tradução oficial);*

II. Divulgação do resultado da pré-seleção (a cargo da AEB) | Em: 03/03/2020.

III. 2ª Etapa – Seleção (a cargo do RCSSTEAP) | A partir de: 06/03/2020.

a) Seguir as orientações que serão encaminhadas para todos os pré-selecionados;

b) Preparação para realizar entrevista em vídeo online;

c) Realizar entrevista em vídeo online;

d) Enviar a documentação completa para a China até a data limite da etapa.

IV. Divulgação do resultado final da seleção (a cargo do RCSSTEAP com apoio da AEB) | Período: 20/05/2020 a início de agosto de 2020.

As bolsas de Mestrado ou Doutorado serão definidas pelo desempenho nas entrevistas.

As passagens de ida e volta não estão inclusas no programa e são de responsabilidade do interessado.

Para informações sobre a lista de documentos para aplicação e os cursos oferecidos pelos Programas em 2020, bem como estrutura da universidade e corpo docente acesse: 






* Todas as exigências de tradução oficial foram feitas pela RCSSTEAP. Não é necessário, portanto, que os documentos estejam acompanhados da tradução oficial quando do envio à AEB. É recomendável, porém, que os candidatos providenciem a tradução oficial com antecedência, visando o envio final para a RCSSTEAP em 15/03/2020. Não haverá prorrogação de prazo. 

Agência Espacial Brasileira (AEB) 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários